PerformanceTotal.com

Comunidade dos Adeptos da Condução de Motos em Pista
Welcome to PerformanceTotal.com Sign in | Join | Help
in Search

Apresentação da BMW S 1000RR

Last post 01-01-2010, 11:11 by Nuno Caetano. 20 replies.
Page 1 of 2 (21 items)   1 2 Next >
Sort Posts: Previous Next
  •  11-27-2009, 20:46 14244

Apresentação da BMW S 1000RR

Caros amigos,

Andei ontem na BMW S 1000RR, no AIA, durante a apresentação mundial do modelo. A moto é excelente, tem cavalos em alta que chegam e sobram e um sistema de controlo de tracção fabuloso. O teste sai na próxima edição da Motociclismo. Até lá fiquem com estas imagens em vídeo. 

http://www.vimeo.com/7853888 

1 abraço a todos

Alberto 

•  11-29-2009, 11:52 14253 in reply to 14244

Re: Apresentação da BMW S 1000RR

Grande motão!...talvez a minha próxima...vamos a ver!...está em projecto Big Smile

Abraço

Joca

•  11-29-2009, 21:03 14257 in reply to 14253

Boas Alberto,

Uma vez mais grande video-reportagem...há trabalhos/empregos realmente invejáveis.. ehehehe

Parabéns e vemo-nos nos CCA.

Abraço

Davide 

DavideVTR
    S.D.Benfica\Caparica
    CBR600RR 2007
    VTRSP1 2000
  •  11-29-2009, 23:11 14258 in reply to 14257

Pena a mota ser zarolha...
    Abraços
    Carlos Frade

•  11-30-2009, 16:33 14263 in reply to 14258

• pmt is not online. Last active: 29-07-2010, 18:37 pmt
    • Top 10 Contributor
      Male
    • Joined on 02-13-2007
    • Loures, (Lisboa) Portugal
    • Posts 768
    • Promocup Resistencia

Grande Reportagem, sim senhor Alberto!

parabens!

uma pergunta tonta... suponho que as motas tinham a transmissao de origem, certo?

e que tal o binario? é suficiente para emporrar a sério nas saidas das curvas mesmo sem levar a rotação muito alta?

abraço! 

..::[ PMT #21 ]::..
    G2R Ace Team
    Motosport Vodafone - Promomoto 1000
    Yamaha R1

´´´´ Four wheels move the body. Two wheels move the soul. ´´´´
  •  12-01-2009, 11:28 14271 in reply to 14263

Tal como muitos dos meus colegas, ia com a ideia de que, pelo facto do motor ter um curso reduzido não teria o mesmo binário das restantes 1000. Na realidade, mais do que o que se encontra no papel é importante o que se encontra ao abrir o punho, não sendo relevante se são mil rpm acima ou abaixo. Isso fica para os comparativos. Não te esqueças que algumas das 1000 recentes pouco ultrapassam as 12.500 rpm, logo, se esta faz 14.200 rpm podemos aceitar que o binário se comece a sentir um pouco mais tarde. Ainda mais importante do que isto, que por vezes não passam de referências teóricas, é a facilidade com que se conduz. Garanto-te que não olhei para o conta rotações durante o turno que está gravado (a câmara, pela maneira como estava montada, não só me impedia de encontrar uma boa posição na moto, não encaixando a cabeça por detrás do vidro e impedindo-me até de me agarrar convenientemente na entrada da recta, levantando a frente e obrigando-me a cortar gaz, perdendo sempre cerca de 10km/h de ponta no final da recta, impedia-me de ver o que aparecia no painel...) e foi até uma das coisas a que tive atenção quando a desmontei, para o turno seguinte. Estive a ver estas imagens com o Ruben Xaus, e ele esteve a analisar onde é que eu podia tirar tempo com facilidade ( com dificuldade não valia a pena.... sei onde é e não quero...) e uma das coisas que ele me disse é que vale a pena levar sempre a rotação até ao limite. Ou seja, entrar no final da recta em 3ª e derreter até à 2ª direita, não meter 4ª na recta interior, fazer a Craig Jones toda em 3ª, com o corte de ignição a actuar, fazer a esquerda a subir em 3ª também, não meter a 3ª na descida, e apenas depois da 1ª direita a descer, e fazer as restantes direitas todas em 3ª... Ou seja, estive sempre com uma velocidade acima, e só o fiz porque dava a sensação que tinha power suficiente para sentir o motor  puxar... Hoje as coisas já não se colocam em termos de potência pura. A grande vantagem desta S1000RR é o seu sistema de controlo de tracção, que te permite rodar o punho com confiança enquanto ainda te encontras deitado. Senti isso na CBR Ten Kate de SBK, com a traseira a escorregar (não é treta de café...) com a certeza que não era cuspido por cima dela (já fui noutras motos, e não é fisicamente saudável...) e voltei a sentir agora. Quando as coisas começam a ficar picantes (como em tudo na vida...) és tu que decides se queres continuar e pagar o preço que isso implica. Neste caso, tens um sistema que te vai salvar das consequências de ter caído em tentação, sem arrependimentos por teres feito asneira. Na realidade, o que acontece é que não fazes a asneira (ou melhor dizendo, ninguém deu conta...), porque alguma coisa ( a electrónica, não a consciência) te corta o motivo para tal aconteça ( há analogias arrepiantes...).

Um abraço, e viva a electrónica, que a castidade absoluta ninguém a atura... 

PS - Fosga-se, este post tem uma dimensão "Sobralesca"... 

•  12-01-2009, 12:41 14272 in reply to 14271

Slowmotion:

A grande vantagem desta S1000RR é o seu sistema de controlo de tracção, que te permite rodar o punho com confiança enquanto ainda te encontras deitado.

Olá Alberto, estou a seguir com muito interesse o teu teste, se não te desse muito trabalho poderias explicar melhor como actua nesta moto o CT dinâmico?, que só é vendido em conjunto com o sistema ABS, o que o difere por exemplo do sistema de CT da Bazzaz? 

Abraço

Joca

•  12-01-2009, 14:07 14275 in reply to 14272

A S1000RR incorpora de origem 4 mapas (Rain, Sport, Race e Slick) de gestão electrónica do motor. No Rain altera a curva de potência, reduzindo-a para "apenas" 150cv. Nos outros modos a potência é livre mas a forma como "actua" o acelerador é distinta. Em Sport a resposta do acelerador é atenuada em 60%, em Race em 50% e é livre em Slick, ou seja, o que abrires é imediatamente comunicado. Na prática, nos modos anteriores funciona como que um retardador da aceleração, tornado-a mais progressiva. Este sistema é complementado com dois sistemas, naquilo que se considera "extras originais", concretamente o Racing ABS e o DTC (dynamic Traction Control), que vêm montados de fábrica se forem pedidos como extra. O DTC acrescenta ao funcionamento anterior o seguinte: através da montagem de um giroscópio digital (os giroscópios mecânicos revelaram limitações e falhas capazes de colocar o piloto em sérias dificuldades!) o sistema detecta a inclinação da moto e não deixa que o acelerador funcione "mais" a partir de certa rotação, mantendo a aceleração que estava. Esta é a primeira medida de defesa, que interage com uma segunda. Existe um sensor que se detectar que a roda da frente está a rodar mais devagar que a da traseira corta a ignição, evitando assim que a roda continue a girar a mais e inicie o processo de derrapagem. Nos modos seguintes, Sport, Race e Slick, o princípio é o mesmo, os ângulos de inclinação e a tolerância à diferença de rotação entre as rodas é que é diferente. No Sport é 45º, no Race 48º e no Slick 53. Acresce ainda um sistema anti-wheelie, verdadeiramente eficaz. No Rain deixa levantar cerca de 30 cm, nos outros cortei antes de ver até onde deixava ir.... No modo Slick este sistema está desligado. 

O Sistema Race ABS muda de sensibilidade em função dos mapas. Posso no entanto dizer que mesmo em molhado não senti a frente a actuar (ou sou muito sensível ou sou mesmo um cortão...)

Cumprimentos

PS: Sobre esta matéria posso-te garantir que expliquei melhor e com mais profundidade o sistema DTC neste post que na revista... Condicionantes do espaço...

•  12-01-2009, 14:42 14276 in reply to 14275

Slowmotion:

PS: Sobre esta matéria posso-te garantir que expliquei melhor e com mais profundidade o sistema DTC neste post que na revista... Condicionantes do espaço...

Héhé!..Obrigado pela explicação, não te preocupes que eu compro a revista á mesma!...aliás sou assinanteBig Smile

Abraço

Joca

•  12-01-2009, 14:44 14277 in reply to 14276

Ok, já fico mais sossegado...
  •  12-01-2009, 19:39 14282 in reply to 14275

Excelente descrição !!! É disto que queremos ler nas revistas que compramos (falo por mim, naturalmente) ! Tendo em conta os cortes deste ano, eu se mandasse, punha-te a fazer os testes das motas todas com mais de 125cm3, LOLOLOLOLOL (claro que te obrigava a levar a câmara também, eheheheh) !!!

Não vou comentar sobre o actual leque de opções para testes deste tipo/calibre na Motociclismo actualmente... felizmente ainda temos oportunidade de ler as tuas linhas na revista, e ainda bem que na MotoJornal se mantêm jornalistas que também admiro bastante, senão começava a ponderar deixar de comprar revistas de motos nacionais de vez ! Isto para quem não perde uma há mais de 20 anos.... Sad

Quanto à S1000RR, posso apenas acrescentar as palavras de "alguém" nosso conhecido que participou numa prova de Superstock europeu, e que comentou comigo: "Mário, a nova BM está a andar muito mesmo ! Passava por mim nas rectas com uma diferença incrível, até pela Aprilia passava, que já era mais rápida que as japonesas ! E pelo que ouvi, a maior dificuldades deles tem sido em acertar a ciclística, devido a falta de peças Superstock para esta moto no mercado, porque motor não falta na moto de série !"

Mesmo que em SBK ainda estejam com alguma dificuldade de "juventude" na velocidade, o pacote de origem parece ser de facto muito bom, e isso é que conta nas Superstock/Stocksport...

Alberto, aproveito para te deixar uma palavra que te devemos por esta tua disponibilidade em partilhares connosco estas aventuras: OBRIGADO !!! Smile

Mario Sobral
    Riding my CBR is like dancing in the sky

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  12-02-2009, 20:21 14302 in reply to 14282

Obrigado pelas elogio. Já agora, e porque referiste a MotoJornal, deixa-me dizer publicamente que contam com pelo menos dois jornalistas capazes de fazer um trabalho igual ou melhor que o meu. 
  •  12-04-2009, 17:39 14348 in reply to 14244

Achei muito interessante este comentário de um jornalista da Motociclismo espanhola, sobre a razão pela qual a S1000 RR poderá não estar no topo nas SBK, mas que promete dar que falar em outros campeonatos. Se é assim, não sei (gostava de ter visto o Ben Spies na BMW para confirmar Smile), mas que faz algum sentido, e confirma outras opiniões que já ouvi, isso sim:

"Con los reglamentos actuales de SBK todas las motos de la parrilla superan con creces los 200 CV y al mismo tiempo todas llevan los mismos neumáticos Pirelli que se caracterizan por ser algo blandos y acusar bastante el desgaste durante la carrera. El resultado es que se premia más la suavidad de entrega que la cifra de potencia máxima. Pero en otros campeonatos que permitan menos modificaciones al motor y/o que cuenten con diferentes fabricantes de neumáticos que puedan construir gomas específicas para BMW, la potencia explosiva de la S 1000 RR puede convertirse en un as en la manga. Por lo que, mientras que será difícil ver muchos podios de BMW en el Mundial de SBK, yo las vigilaría muy de cerca en Superstock, en el CEV, en el AMA, etc."

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  12-05-2009, 17:37 14354 in reply to 14348

O que o meu colega não está a considerar é que as motos de Superstock já são muito diferentes das que se vendem no stand. Se os campeonatos fossem com motos verdadeiramente de série (como existem no Japão, em que só podem mesmo tirar os piscas e os faróis...) acredito que algumas das vantagens, sobretudo em molhado, seriam evidentes, mas na realidade o nível de preparação das Superstock já é muito elevado. Caro Carreira, contribui um bocadinho e diz lá a que distância é que está a tua moto de uma de estrada...
  •  12-18-2009, 9:10 14580 in reply to 14244

Ao que parece, a BMW até saber fazer motores....

http://www.motorcycledaily.com/16december09_bmw_s1000r_dyno.htm

Digam comigo devagarinho: "Mais que uma Hayabusa !" Indifferent Yikes !!!!!!!!!!! Big Smile

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  12-18-2009, 10:58 14581 in reply to 14580

Grande Post.

If you´re a petrol head, I' ve got just what you need to spark your engine

•  12-21-2009, 19:38 14625 in reply to 14581

No mesmo dia, com as mesmas condições e dinamómetro:

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  12-28-2009, 15:16 14656 in reply to 14625

• pmt is not online. Last active: 29-07-2010, 18:37 pmt
    • Top 10 Contributor
      Male
    • Joined on 02-13-2007
    • Loures, (Lisboa) Portugal
    • Posts 768
    • Promocup Resistencia

mais quase 25bhp que a R1... é obra.... Indifferent... se o resto do conjunto for realmente equilibrado (ou vier a ser), que se cuide a concorrencia...
    ..::[ PMT #21 ]::..
    G2R Ace Team
    Motosport Vodafone - Promomoto 1000
    Yamaha R1

´´´´ Four wheels move the body. Two wheels move the soul. ´´´´
  •  12-28-2009, 15:24 14657 in reply to 14656

•  12-29-2009, 20:09 14666 in reply to 14657

jackal:

Na minha opinião nesse comparativo só falta a RSV4.

Page 1 of 2 (21 items)   1 2 Next >
View as RSS news feed in XML