|
|
Nada como um banco de ensaio
Last post 09-10-2009, 12:16 by Biker14. 21 replies.
-
07-29-2008, 0:41 |
-
mario
-
-

-
Joined on 08-01-2006
-
Odivelas, Portugal
-
Posts 1,890
-
-
|
Nada como um banco de ensaio
Hoje ao final do dia tinha combinado com o Augusto da AG Racing dar lá um salto, para ele afinar o meu Power Commander, que nunca foi ajustado. Comprei, fiz download do mapa associado ao modelo da minha moto e escape Akrapovic, e já tá. Sempre quis levar a moto a um banco para que fosse devidamente afinado, mas nunca fui perder o tempo (e dinheiro), e nunca dei importância a ter mais cavalos, sempre foi tentar aprender a andar como deve de ser. Entretanto tinha falado com o Augusto, e ele tinha dito para eu passar um dia por lá para ajustarmos o aparelho como deve ser. Combinámos para hoje, e na primeira medição no banco antes de qualquer alteração, a moto tinha 108 cavalos à roda, mas notava-se claramente dois pontos onde tinha a mistura rica demais. Honda CBR 600 RR de 2003, com 14.000 Km, grande parte dos quais em pista.
Primeiro começou por afinar em baixas e com pouco acelerador, indo repetindo alterações ao mapa do Power Commander (com laptop sempre ligado ao P.C.) e ia fazendo medições no banco. Depois de algumas alterações e medições, conseguimos ganhar a médias rotações cerca de 7 cavalos ! Quando passámos para as altas, ainda fomos buscar mais 4 cavalos e qualquer coisa. No final, a minha moto estava com 112,60 cavalos à roda, mas o que impressionava mesmo era o ganho a médias, onde ao longo de umas 3000 rpm (algo entre as 8 e as 11.000?) havia ganhos de até 7 cavalos. Muito fixe, apesar de termos estado a trabalhar 2 horas para conseguir estes excelente resultados. A ver se experimento a coisa no sábado, ehehe . Para quem tem Power Commander (ou Rapid Bike, que é um pouco melhor, pois permite alterar o avanço da ignição e ganha-se mais 1 ou 2 cavalitos), recomendo vivamente a sua optimização por um profissional competente como o Augusto e com uso de banco de ensaio. Comparado com qualquer outra alteração que se possa fazer, esta é com toda a certeza a mais barata para os ganhos que se têm (se descontarmos uma alteração da relação final de transmissão, que não aumenta o rendimento da moto, apenas altera o seu comportamento). Para quem não tem Power Commander, talvez a sua compra não justifique os cavalos ganhos em alta, mas ver aquela curva de potência bem cheia (para uma 600), caíu-me muito bem. Adorei ver os gráficos lado a lado do antes e do depois. E para por uma cereja no bolo, o Augusto ainda me disse "tens aí uma pen? levas já o mapa contigo se precisares um dia de o repor". E cá o tenho !  Abraços !
Mario Sobral Riding my CBR is like dancing in the sky  www.CBRWorld.netwww.PerformanceTotal.com
|
|
-
07-29-2008, 10:22 |
-
jackal
-
-

-
Joined on 01-28-2008
-
Alverca
-
Posts 497
-
-
|
Re: Nada como um banco de ensaio
Vais andar tão depressa que nem consegues filmar o pessoal 
Abraços Carlos Frade 
|
|
-
07-29-2008, 16:45 |
-
miguel
-
-
-
Joined on 08-31-2006
-
-
Posts 649
-
-
|
Anda tudo a meter mais cavalos , eu fui la outro dia meter a minha mas foi para meter pneus.. hehehe..quando la fui estava outro rapaz a afinar a dele por causa do trackday pneus&suspensão = cavalos para as curvas
|
|
-
07-29-2008, 16:57 |
-
mario
-
-

-
Joined on 08-01-2006
-
Odivelas, Portugal
-
Posts 1,890
-
-
|
Repara que a moto é de 2003, e só agora fui tratar disto . Até porque queria certificar-me que a moto estava em condições, depois de já ter vários eventos de pista em cima. E graças a todos os cuidados que tenho com ela, está um mimo !!! 
E já tenho as suspensões tratadas há bastante tempo, inclusive pelo Augusto, com umas molas e hidraulicos da Bitubo na frente. O ultimo gasto foram discos novos para a frente, pois os de origem precisaram de se reformar....  Pneus vou trocando conforme é necessário, claro . Portanto, apenas quis afinar o PowerCommander paraa moto, ver como estava tudo, mais do que ganhar potência. Ainda me lembro de já ser tarde (saímos de lá às 21:30!!!) o Augusto estar todo entretido a afinar aquilo, e eu dizer: "Olha Augusto, se já está mais ou menos afinada e certinha deixa estar assim, que já se faz tarde para ti". Ele respondeu logo: "Se a trouxeste cá para ser afinada, só a largo quando estiver tudo o melhor que for possível, não há cá mais ou menos". Gostei da resposta .
A ver se consigo é estrear o meu novo laptimer no sábado....
Mario Sobral Riding my CBR is like dancing in the sky  www.CBRWorld.netwww.PerformanceTotal.com
|
|
-
07-29-2008, 20:53 |
-
miguel
-
-
-
Joined on 08-31-2006
-
-
Posts 649
-
-
|
Eu sei mario, sabes q eu gosto é de picar toda a gente.. hehe... Falando de banco de ensaio, qd tinha a outra R6, fui ao Bernardo (que na altura fazia parte de motomotor, agora o banco é dele mesmo) e entrei lá com 102 e saí de lá com 114... tivemos 6 horas a afinar.. depois voltei lá e fiquei com 112 porque os 114 estavam muito bruscos (isto é, os 112 tinham uma curva melhor, e medias melhores, mota mais suave)... nesta que tenho agora ainda vou na fase da suspensão, ainda não cheguei à do power..
|
|
-
07-30-2008, 1:42 |
-
SergioVTR
-
-

-
Joined on 04-27-2007
-
Malveira/Amadora
-
Posts 518
-
-
|
Desculpa desviar um bocadinho o tópico Mário!
por acaso vocês sabem se a utilização de quickshift tem de estar sempre ligada ao PC ou a um aparelho do género? aqui há dias falava isso com o Pmt e ficamos na duvida se para se ter um quickshift teriamos tb que ter PowerCommander. eu pessoalmente penso q não e tb penso que para quem não compete um quickshitf poderá não ser o investimento onde se tire mais partido. gracias
|
|
-
07-30-2008, 8:24 |
-
07-30-2008, 9:54 |
-
pmt
-
-

-
Joined on 02-13-2007
-
Loures, (Lisboa) Portugal
-
Posts 768
-
-
|
Concordo contigo Miguel... seria uma alteração de baixa prioridade que faria na minha mota. mas, segundo percebi, o conceito de funcionamento dos quickshifts é cortar a injecção no momento da passagem de caixa (corrijam se estiver errado)...isso liga directamente á electronica/injecção/ignição da mota?
..::[ PMT #21 ]::.. G2R Ace Team Motosport Vodafone - Promomoto 1000 Yamaha R1 ´´´´ Four wheels move the body. Two wheels move the soul. ´´´´
|
|
-
07-30-2008, 10:51 |
-
mario
-
-

-
Joined on 08-01-2006
-
Odivelas, Portugal
-
Posts 1,890
-
-
|
Os quickshifters não precisam de Power Commander. A Power Commander é
que vende uns que trabalham com os seus Power Commander. Mas relembro
que os quickshifters só fazem o corte da ignição na passagem de caixa,
coisa que o PC não faz em si, e portanto um quickshifter não precisa
estar ligado à injecção da moto(tal como não precisava estar ligado a
carburadores). É mais uma boa artimanha de marketing tentar juntar o
funcionamento dos dois aparelhos, para que quem tenha PC se sinta
tentado a comprar um da mesma marca .
Agora leiam isto, do site da PowerCommander: "Normally during "up shifting" you must roll off of the throttle and pull in the
clutch in order to engage the next higher gear. In racing (both drag and road race),
split seconds count. Rolling off the throttle, even slightly, slows your times and
can be the difference between winning and losing." MAS, o quickshifter da PC parece agir sobre o combustível debitado (como se desacelerássemos) e não sobre a ignição. Ou seja, parece-me que é um contra-senso, já que o quickshifter pretende evitar que tenhamos que cortar gás: "The PCIIIUSB incorporates all of the Quick Shifter functionality in with the main
fuel controller and is fully programmable. No cutting or splicing of your bike's
wiring harness is necessary" Lendo mais um pouco as suas funcionalidades, vemos ainda que "Note: Certain bikes require an ignition module for Quick Shifter functionality." Ou seja, ainda haverá situações em que tens de acrescentar um módulo de controlo de ignição. Ou seja, há situações em que o powershifter tem mesmo de agir sobre a ignição, e o do PC precisa ainda de um módulo adicional para isso ? Fogo !
|
|
-
07-30-2008, 11:01 |
-
jackal
-
-

-
Joined on 01-28-2008
-
Alverca
-
Posts 497
-
-
|
Já agora, satisfaçam-me a minha curiosidade... quando custar levar a mota a um banco de ensaio para fazer um mapa, assim como Mário fez...
Abraços Carlos Frade 
|
|
-
07-30-2008, 11:26 |
-
mario
-
-

-
Joined on 08-01-2006
-
Odivelas, Portugal
-
Posts 1,890
-
-
|
O Augusto da AG Racing leva 150 euros para fazer este trabalho, não sei quanto será noutro lado. Podem sempre falar com ele no sábado no Estoril.
NOTA: Esteve 2 horas de volta do PowerCommander e do banco de ensaio, fizemos umas 10 ou 11 medições no banco de ensaio para ver as alterações que iam sendo feitas, explicou-me cada coisa que ia fazendo, e só quando a curva ficou perfeita é que largou o "osso". E levem uma "pen" para ele gravar o mapa optimizado para a vossa moto . Abraço !
|
|
-
07-30-2008, 16:58 |
-
miguel
-
-
-
Joined on 08-31-2006
-
-
Posts 649
-
-
|
Sim no caso do PC tens de ter o ignition module, senão o quick shifter não funciona... Noutros lados é o mesmo preço, entre 100 e 150 para fazer um mapa..
|
|
-
07-31-2008, 18:03 |
-
Biker14
-
-

-
Joined on 08-29-2006
-
-
Posts 659
-
-
|
Boas, Eu na Ducati tenho um Quick Shifter da PC. Comprado na altura na Motomotor e afinado no banco pelo Bernardo, foi-me dito que só funcionava com o PC, mas não precisou de nenhum módulo de ignição. Basicamente a grande vantagem realmente é não precisar de embraigem nas mudanças para cima, (mesmo sem cortar o gás) e acreditem que na 998 ela é bem rija. Aliás foi basicamente para isso que eu o comprei. Em pista eu no final de uma sessão de um TD estava com o pulso rebentado. É uma pena que também não funcione nas mudanças para baixo também hehehehehe. O efeito que faz é quase o mesmo que eu obtenho com a CBR cortando o gás e metendo a mudança directa sem embraiagem, "técnica" que comecei a usar depois de algumas conversas com o Mário depois de ele ter visto o video na minha mota quando eu o filmei a ele (ou melhor tentei filmar lol) A meu ver para quem anda nisto por brincadeira não compensa o $$ que se gasta, para quem corre, eventualmente pode fazer a diferença. Um abraço PC
If the doors of perception were cleansed every thing would appear to man as it is, infinite.
|
|
-
07-31-2008, 19:32 |
-
SergioVTR
-
-

-
Joined on 04-27-2007
-
Malveira/Amadora
-
Posts 518
-
-
|
Biker14:O efeito que faz é quase o mesmo que eu obtenho com a CBR cortando o gás e metendo a mudança directa sem embraiagem, "técnica" que comecei a usar depois de algumas conversas com o Mário depois de ele ter visto o video na minha mota quando eu o filmei a ele (ou melhor tentei filmar lol)
Por acaso essa técnica, eu não uso, mas no sábado vou dedicar-me a tentar! Tal como tu, eu com a VTR axo tudo mt duro e nunca me habituei a passar de caixa sem embraiagem. e agora com a GSXR é tudo diferente! Em competição acredito que seja benéfico tal como usar a caixa invertida, mas para nós que andamos lá simplesmente a brincar vale o que vale, mesmo assim se me fizer tirar 1s que seja ao meu tempo já devo baixar dos 2:00
|
|
-
-
08-01-2008, 1:29 |
-
08-01-2008, 9:47 |
-
Biker14
-
-

-
Joined on 08-29-2006
-
-
Posts 659
-
-
|
mario:Atenção que basta cortar 1/4 de punho, e por uma fracção de segundo (o tempo de a mudança entrar). Não é cortar o gás todo ! 
Pois convem referir este pormenor, é só mesmo o suficiente para a mudança entrar. Uma questão de prática, ao fim de algumas voltas a coisa já comeca a sair naturalmente e a pessoa já nem se lembra  PC
If the doors of perception were cleansed every thing would appear to man as it is, infinite.
|
|
-
09-08-2009, 18:50 |
-
Biker14
-
-

-
Joined on 08-29-2006
-
-
Posts 659
-
-
|
Bem, segui o conselho do Mário e na sexta feira passada lá fui até à AG Racing, para afinar a minha mota. CBR600RR de 2004, ponteira Termignoni de carbono, filtro de ar K&N, Power Commander III (nem sei quantos kms tem, prai uns 7.000 ou 8.000 todos em pista). A mota já tinha sido afinada na Motomotor ( que entretanto fechou) pelo Bernardo ( agora na Lucaspower), aquando da compra, por isso os ganhos não foram tão espectaculares como na mota do Mário, mas mesmo assim, acho que valeu a pena porque como podem ver pelos gráficos que vou colocar no post houve ganhos entre os 3,5 e os 4,5 cvs em todos os regimes a partir das 10.000 rpm's, para alem de chegar cerca de 1 segundo mais rápido tanto à potência máxima como à velocidade máxima. O potência máxima é mais baixa do que a do Mário, só 110,45 à roda, mas pelo que percebi as motas com pneus de pista "perdem" mais cavalos no banco do que as motas com pneus de estrada, devido ao perfil do pneu pelo que percebi, em média 2 ou 3 cavalos ( tou com os Dunlop Qualifier RR). Na estrada achei a entrega mais suave, menos pontuda, mas acima de tudo muito mais "cheia" com uma resposta muito melhor desde rpm's mais baixas, sem precisar de trocar tanto de caixa. Acima de tudo mais "clean" :) Bem, aqui vão. A primeira coisa que eu me queixava era do consumo, um depósito dava-me para 2 mangas num track day, e realmente parece que nas altas estava um bocado rica ( no gráfico quanto mais baixa a linha mais rica em gasolina a mistura) 
De seguida o torque 
Relação velocidade com os segundos que demora a chegar à mesma 

Potência e o tempo que demora a chegar à mesma 

|
|
-
09-08-2009, 18:55 |
-
Biker14
-
-

-
Joined on 08-29-2006
-
-
Posts 659
-
-
|
Continuação Potência por RPM 

tempo que demora a chegar às rpms 

|
|
-
09-08-2009, 19:04 |
-
Biker14
-
-

-
Joined on 08-29-2006
-
-
Posts 659
-
-
|
Por fim, relação rpm por kph 
Como puderam ver ( os que tiveram paciência LOL) houve melhorias em todos os aspectos. Moral da história, é fazerem o que o Mário diz porque ele sabe o que fala. hehehehe Abraço a todos PC
|
|
Page 1 of 2 (22 items)
1
|
|
|