PerformanceTotal.com

Comunidade dos Adeptos da Condução de Motos em Pista
Welcome to PerformanceTotal.com Sign in | Join | Help
in Search

CCA Qual escolher

Last post 07-24-2009, 0:09 by SergioVTR. 8 replies.
Sort Posts: Previous Next
  •  05-13-2009, 20:10 11273

CCA Qual escolher

Boas pessoal,tenho uma duvida, e acho que me podem ajudar.

Este ano quero tirar um curso,a duvida está se tiro no Miguel Praia,ou na action team,tendo em conta que são os 2 em Portimão, e tenho de ter a deslocação e alojamento em conta.Pelo que me informei o do Praia é 2 dias,um curso ,segundo TD,com o custo de 300€,o da action team é so de um dia e não sei o valor.O nivel para mim sera o 1, iniciante. A 1 vista estarei inclinado para o do Praia,já que vou fazer a viagem pelo menos tenho 2 dias para aproveitar,mas em qual na vossa opinião, se aprende mais,e é mais complecto, a nivel de tudo.Espero ter me feito entender :)

Abraço

•  05-13-2009, 21:17 11275 in reply to 11273

• pmt is not online. Last active: 29-07-2010, 18:37 pmt
    • Top 10 Contributor
      Male
    • Joined on 02-13-2007
    • Loures, (Lisboa) Portugal
    • Posts 768
    • Promocup Resistencia

Re: CCA Qual escolher

Boas,

vou dar a minha opiniao baseado na experiencia que tive com os dois tipos de cursos (ActionTeam e Miguel Praia)...

Nos da AT recebes maior atenção por parte dos monitores, especialmente se estiveres no grupo de iniciados, quer nas sessoes praticas em pista quer nas sessoes teoricas. Uma grande ajuda que é dada aos "alunos" é aquela pausa depois de cada saida de pista onde os instrutores costumam reunir os participantes para falarem uns minutos sobre o que se está a fazer bem ou a fazer mal e como se deve corrigir... é tambem uma forma de motivar os pilotos a melhorarem ainda mais. A mim ajudou-me bastante... bastou apenas algumas pequenas palavras como "não tás a fazer as trajectorias mal, mas devias tentar sair mais um pouco da mota..."
    Acho que nos da AT tens um ambiente mais "caseiro" e notas uma maior experiencia da organização, não querendo dizer com isto que os do Praia não prestam!!

Nos do Praia não tens este "toque" de atenção, a não ser que pagues extra uma sessão de 20 ou 30 minutos com o Praia como personal trainer. :-) Dos dois cursos que participei do Praia (um deles foi o primeiro que ele organizou em braga) não senti este empenho por parte dos instructores... pareceu-me tudo um pouco mais virado para o conceito de "trackday" com uns instrutores para moderadem o ritmo e darem algumas dicas do que o conceito de "Curso". Para quem se quer iniciar não é, na minha opinião, o melhor conceito... para quem ja tem alguma experiencia e que quer é ter tempo em pista, tendo a possibilidade de esclarecer algumas duvidas que possa ter com um piloto internacional, não é uma má escolha...

em relação ás datas que te referes, onde tens um da AT num dia e depois o do MPraia nos dois dias seguintes, tens de equacionar tambem as viagens, o guito que estas disposto a pagar por um curso e quanto tempo queres andar em pista... escolha easy! Big Smile Este mês estive no do Praia os dois dias e curti o conceito dos dois dias de evento... no primeiro dia fazes estilo um warmup "relaxed" e no segundo dia já tas cheio de confiança para bombar á grande Smile... no entanto 300 aerious é guita valente...

esta é apenas a minha opinião como participante nos eventos dos dois organizadores... são os dois bons... têm algumas diferenças...

era interessante ouvir a opinião de quem participa "do lado de dentro" de ambos os eventos Wink....

..::[ PMT #21 ]::..
    G2R Ace Team
    Motosport Vodafone - Promomoto 1000
    Yamaha R1

´´´´ Four wheels move the body. Two wheels move the soul. ´´´´
  •  05-13-2009, 21:52 11280 in reply to 11275

Ora com esta é que me tramaram....

Eu já participei em ambas as organizações, quer como participante, quer como monitor (e nos do AT até como "consultor", ehehehe). O curso da ActionTeam em Portimão deverá rondar os 180-185 euros, dos dados que disponho neste momento.

Não seria correcto da minha parte estar a falar de um ou outro aspecto melhor ou pior, sobretudo porque ambas as organizações estão a tentar fazer o seu melhor, e evoluir qualquer coisa que possa ainda não estar ideal, mas posso indicar como sempre fiz quando era participante, e como faço em muitas coisas da vida (até na compra de moto, eheheh):

OBJECTIVOS   vs.   PRÓS    vs.   CONTRAS    vs.    CUSTO 

Tal como o pmt disse, ambas as organizações têm os seus pontos mais fortes e menos fortes (tu referes, por exemplo , a duração total em termos de dias). E ambas têm custos associados. 

Lendo o que dizes, eu julgo que pensaria algo assim:

"Vou estrear-me em pista, pela primeira vez, numa pista que me dizem que é das mais espectaculares, mas também das mais exigentes. Sei que vou ter de contar com custos de transporte e estadia, mas quero aprender e que me corrijam os erros de condução. Quero ficar com recordações da experiência para exibir perante os amigos, mas se puder maximizar o tempo em pista, melhor." 

Eu faria uma pequena tabela como abaixo, para calcular os custos, primeiro que tudo. 

ActionTeam Miguel Praia

O que é incluido na inscrição  

Custo da inscrição   

Nº Sessões de condução em pista

Custo / sessão em pista

Custo deslocação

Custo estadia  

Outros custos 

Custo / dia de evento

Importante: Consigo dividir custos de transporte e de estadia com alguém ?  

Depois faria uma tabela das coisas a que darei importância, e pedia ao pessoal que conhece as organizações me desse a opinião sobre os vários items (atenção que alguns podem ter custos extra associados):

ActionTeam Miguel Praia

Sessões práticas com monitor

Sessões teóricas 

Tempo em pista

Recordações (fotos, vídeos, etc...) 

Apoio de pneus / mecânico

Sessões Personalizadas com monitor e vídeo 

Ambiente geral

Outros... 

No fim, e mediante os meus objectivos, ia ver qual de facto seria o mais "cost effective".

Posso dizer que tenho tido a sorte de várias pessoas daqui terem pachorra para me aturar, e sempre consigo dividir o custo de transporte (combustivel e portagens), o que ajuda bastante, e permite até que se possa realizar duas viagens pelo preço de uma, por exemplo.

Não sei se ajudei grande coisa, mas haverá com toda a certeza quem possa dar mais sugestões e opiniões.

Uma coisa posso garantir-te com toda a certeza: vais adorar a tua estreia em pista, independentemente da organização escolhida !!!!!!!!! Big Smile 

Abraços !!!! 

Mario Sobral
    Riding my CBR is like dancing in the sky

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  05-13-2009, 22:35 11282 in reply to 11280

Boas Mário,

Ainda bem que este tópico foi criado, pq estava mesmo para te perguntar o seguinte (se poderes responder claro!!!) O conceito do CCA da AT vai ser semelhante ao do Miguel Praia, ou seja, vão ter em conta a experiencia de condução em pista (mesmo não sendo no AIA), ou como é feito no MP evolução por cursos (fiz-me entender???).

Um abraço,

FMC
  •  05-13-2009, 23:00 11285 in reply to 11282

Não sei se entendi bem a tua pergunta (lê lá bem outra vez Smile), mas posso dizer que os CCA do ActionTeam vão manter o mesmo formato de sempre, eventualmente tentando  oferecer mais algumas novidades, como o exemplo das sessões personalizadas com monitor e vídeo nas sessões livres para quem quiser, com um custo adicional (fizeram-se as primeiras neste trackday), entre outras ideias que têm surgido. 

O facto do CCA ser em Portimão só faz mudar a pista em que se rola, não a organização.

Abraço ! 

Mario Sobral
    Riding my CBR is like dancing in the sky

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  05-14-2009, 10:09 11291 in reply to 11280

Obrigado pela ideia da tabela,realmente é a maneira mais racional de chegar a uma conclusão. Obrigado ao resto do pessoal pelas suas opinioes,e continuem a opinar sobre o assunto.

Abraço

•  05-14-2009, 11:29 11293 in reply to 11285

mario:

Não sei se entendi bem a tua pergunta (lê lá bem outra vez Smile), mas posso dizer que os CCA do ActionTeam vão manter o mesmo formato de sempre, eventualmente tentando  oferecer mais algumas novidades, como o exemplo das sessões personalizadas com monitor e vídeo nas sessões livres para quem quiser, com um custo adicional (fizeram-se as primeiras neste trackday), entre outras ideias que têm surgido. 

O facto do CCA ser em Portimão só faz mudar a pista em que se rola, não a organização.

Abraço ! 

Agradecido e esclarecido Wink

Eu sabia que entendias a minha questão!!Yes

Um abraço

FMC
  •  07-23-2009, 20:07 12296 in reply to 11293

boas

estou em pensar em ir ao curso em setembro do acton team mas nao sei ao certo qual o grupo onde inscrever .

no ultimo track da que foi esteva a fazer 2:12 regular e rapido ou nao .

obrigado

•  07-24-2009, 0:09 12305 in reply to 12296

Viva Pedro

Axo que o mais importante é saber qts tds ou cursos já fizeste, e se axas que já tens na cabeça as trajectorias e os pontos de travagem.

É que com o ritmo a subir tudo mudo e se não tens bases pode ser mais complicado.

Mas nada te impede te iniciar nos mais lentos dos intermedios e ver como te sentes.

Ps: É nesta fase, onde se pensa que já se domina que se dão uns tombos bem valentes!

abraço

View as RSS news feed in XML