PerformanceTotal.com

Comunidade dos Adeptos da Condução de Motos em Pista
Welcome to PerformanceTotal.com Sign in | Join | Help
in Search

Cursos Honda Fireblade / Alex Vieira

Last post 12-08-2008, 23:01 by mario. 59 replies.
Page 2 of 3 (60 items)   < Previous 1 2 3 Next >
Sort Posts: Previous Next
  •  11-20-2008, 11:05 9674 in reply to 9667

Re: Cursos Honda Fireblade / Alex Vieira

TuTama:

Boas micasco,

Se fizeste 2 minutos na ultima volta e cançado quer dizer que estas apto a começar a tua aventura no COV.

Os tempo depois vêm naturalmente, é tudo uma questão de adaptação, não só ao traçado como a moto.

Faz o campeonato, é uma experiencia que não vais esquecer, e quando se faz na desportiva tudo se torna mais simples.

Abraço

Em 2008 fizes-te o trofeu CBR? Se sim, é mesmo obrigatorio pintar as jantes de laranja?

If you´re a petrol head, I' ve got just what you need to spark your engine

•  11-20-2008, 11:12 9675 in reply to 9674

micasco:

Em 2008 fizes-te o trofeu CBR? Se sim, é mesmo obrigatorio pintar as jantes de laranja?

O ideal mesmo é lerem os regulamentos, eheheheh Smile

http://performancetotal.com/files/folders/reg2008/entry5942.aspx

Abraço ! 

Mario Sobral
    Riding my CBR is like dancing in the sky

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  11-20-2008, 11:54 9676 in reply to 9675

Bom dia,

Aonde se podem ver fotografias do evento?

•  11-20-2008, 12:44 9677 in reply to 9676

Para já em lado nenhum, a não ser que algum participante tenha tirado e colocado online, o que desconheço.

PS - Mas a Motojornal desta semana tem lá agumas Smile 

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  11-20-2008, 17:59 9678 in reply to 9677

Obrigado pela dica,

Também vais este fim de semana a Portimão??

•  11-20-2008, 19:04 9679 in reply to 9677

mario:

PS - Mas a Motojornal desta semana tem lá agumas Smile 

AH! E eu apareço! em duas hehehe 

Mas já vinham mais já.... 

Hornet 600
  •  11-20-2008, 19:12 9680 in reply to 9678

Grunho:

Obrigado pela dica,

Também vais este fim de semana a Portimão??

Yep ! Big Smile 

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  11-23-2008, 21:42 9684 in reply to 9674

Acabadinho de chegar do Autódromo Internacional do Algarve, completamente moído e cansado, Deixo-vos algumas palavras descritivas:

Fo********-se, é a p****** da loucura !!!!!!!!!!! Mesmo depois de todo o alarido e elogios de outros pilotos que já lá tinham rodado, não fui minimamente defraudado, aquilo é o mais próximoque existe de andar numa montanha russa em 2 rodas. Mas aviso desde já: é pista para pessoal de "barba rija", e há zonas que metem medo ! Acreditem, há curvas que são feitas na fé, já que a visão não vos dá tanta informação como estamos habituados noutras pistas Big Smile. E para mim,prefiro fazer aquilo de 600. Conduzir as 1000 mete medo ali !!!!!!!!!!! Eu, o tótó de meia tijela, rara era a volta que não punha a roda da frente no ar ! Eu.... roda no ar....4ª a fundo......Indifferent (querida, eu tive muito cuidadinho e juízo lá em baixo, tu não estás a ler isto, vai lá dar o biberão ao puto Smile).

Espero no próximo fim de semana, já com a minha moto, poder aprender melhor a pista (aquilo é só segredos) , e com maiorà vontade, pois a sessão livre que fiz foi uma grande vergonha.....

Se decidirem só irem mais uma vez a uma pista na vossa vida, tem de ser Portimão !!!!!!!!!!!!!!

PS - Uns pequenos vídeos serão aqui disponibilizados "as soon as possible" (mas não hoje) Smile

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  11-23-2008, 22:45 9685 in reply to 9684

Vinha agora mesmo perguntar como tinha sido aquilo lá em baixo! Pelos vistos foi estrondoso como não podia deixar de ser! Que pena que tive não haver maneira de ir lá fazer o cca... Mas hei-de ir para o ano, secalhar no track day de março! Devil

Aparte da tua experiencia, que tal se portaram os donos das CBR's? 

Neto, dá aí as tuas impressões se faz o favor!

abraços

PS: Aaah pa Portimão já há videozinho.... Angry Nós nem fotos ainda... mas mostra lá isso :D

Hornet 600
  •  11-24-2008, 8:36 9686 in reply to 9684

mario:

Acabadinho de chegar do Autódromo Internacional do Algarve, completamente moído e cansado, Deixo-vos algumas palavras descritivas:

Fo********-se, é a p****** da loucura !!!!!!!!!!! Mesmo depois de todo o alarido e elogios de outros pilotos que já lá tinham rodado, não fui minimamente defraudado, aquilo é o mais próximoque existe de andar numa montanha russa em 2 rodas. Mas aviso desde já: é pista para pessoal de "barba rija", e há zonas que metem medo ! Acreditem, há curvas que são feitas na fé, já que a visão não vos dá tanta informação como estamos habituados noutras pistas Big Smile. E para mim,prefiro fazer aquilo de 600. Conduzir as 1000 mete medo ali !!!!!!!!!!! Eu, o tótó de meia tijela, rara era a volta que não punha a roda da frente no ar ! Eu.... roda no ar....4ª a fundo......Indifferent (querida, eu tive muito cuidadinho e juízo lá em baixo, tu não estás a ler isto, vai lá dar o biberão ao puto Smile).

Espero no próximo fim de semana, já com a minha moto, poder aprender melhor a pista (aquilo é só segredos) , e com maiorà vontade, pois a sessão livre que fiz foi uma grande vergonha.....

Se decidirem só irem mais uma vez a uma pista na vossa vida, tem de ser Portimão !!!!!!!!!!!!!!

PS - Uns pequenos vídeos serão aqui disponibilizados "as soon as possible" (mas não hoje) Smile

Tou a ver que ainda estás em delirio!!!!!

Não sonhes muito porque senão metem-te as malas à porta!!!Big Smile

Mostra os videos!!!

•  11-24-2008, 10:38 9687 in reply to 9686

Bom dia!

Pois é Gonx, foi à maneira! No geral os 'alunos' portaram-se bastante bem e até melhor do que eu esperava. E apesar de vários turnos de seguida e de uma noite mal dormida (cof cof) ainda tive forças para dois enormes picanços nos turnos livres com um dos monitores... Muito divertido!

E posso dizer que finalmente acertei com as trajectórias todas e tenho já a pista na cabeça. Afinal com a 1198 ainda estava a cometer uns erros que só ontem me apercebi.

Depois conto-te mais pormenores!

Abraço

•  11-24-2008, 11:25 9690 in reply to 9687

Fiquei roído de inveja ao ler as vossas crónicas sobre Portimão... Tenho de lá ir dar umas voltas Smile

Abraços
    Carlos Frade

•  11-24-2008, 12:07 9691 in reply to 9685

Gonx:

Aparte da tua experiencia, que tal se portaram os donos das CBR's? 

Bastante bem em termos gerais, com apenas uma ou outra pequena incorrecção derivado de alguns não terem ido ao briefing (vinham de longe e chegaram atrasados), e não saberem na primeira sessão que tinham de trocar de lugar na meta.

Gonx:

PS: Aaah pa Portimão já há videozinho.... Angry Nós nem fotos ainda... mas mostra lá isso :D

Este evento não é um curso do ActionTeam como estamos habituados, mas sim um evento de promoção da Honda para os seus clientes. Não ficou estipulado (que eu tenha conhecimento) que houvesse fotos ou vídeos, apesar de até poder haver, não oficialmente, ou tiradas pelos participantes e seus acompanhantes. Para Portimão levei 2 câmaras minhas pessoais, e pedi autorização ao Carlos Cerqueira (Honda) se podia filmar nas sessões livres (mas filmei muito pouco, tenho apenas 25 minutos de vídeo, metade eu a filmar, outra metade foi o Carlos Tavares). 

Seja como for, se me chegarem fotos destes eventos e eu as puder partilhar, serão logo os primeiros a saber Big Smile

Abraço ! 

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  11-24-2008, 12:16 9692 in reply to 9691

mario:

Este evento não é um curso do ActionTeam como estamos habituados, mas sim um evento de promoção da Honda para os seus clientes. Não ficou estipulado (que eu tenha conhecimento) que houvesse fotos ou vídeos, apesar de até poder haver, não oficialmente, ou tiradas pelos participantes e seus acompanhantes. Para Portimão levei 2 câmaras minhas pessoais, e pedi autorização ao Carlos Cerqueira (Honda) se podia filmar nas sessões livres (mas filmei muito pouco, tenho apenas 25 minutos de vídeo, metade eu a filmar, outra metade foi o Carlos Tavares). 

Seja como for, se me chegarem fotos destes eventos e eu as puder partilhar, serão logo os primeiros a saber Big Smile

Abraço ! 

Nice! De qualquer maneira, mostra lá esses videos! :D  Quero roer-me ainda mais de inveja! hehe

Vou ver se começo a organizar com os meus colegas uma ida lá abaixo para o ano! Reboque e carrinha, já dá para uns quantos! 

Abraços pessoal

Hornet 600
  •  11-24-2008, 12:33 9693 in reply to 9684

mario:

...

Conduzir as 1000 mete medo ali !!!!!!!!!!! Eu, o tótó de meia tijela, rara era a volta que não punha a roda da frente no ar ! Eu.... roda no ar....4ª a fundo......Indifferent

...

Boas Mário, parece que a diversão foi muita,Big Smile já agora isto era onde? Naquela subida na parte inicial da recta da meta, que o Sofuoglu tão bem aproveitou para celebrar a vitória nas Supersport?

Ink and paper will fade and burn but what is written in your soul will last an eternity.
  •  11-24-2008, 14:21 9694 in reply to 9693

Adrenalin:
    Boas Mário, parece que a diversão foi muita,Big Smile já agora isto era onde? Naquela subida na parte inicial da recta da meta, que o Sofuoglu tão bem aproveitou para celebrar a vitória nas Supersport?

Olá Zé ! Sim, diverti-me, mas também fiquei um pouco frustrado, porque não tive muita oportunidade de rodar "solto". E no turno livre que fiz, passei uma vergonha por nãi fazer a menor ideia de onde travar, e ainda não fazer bem várias das trajectórias. Ou seja, eu estava cheio de cagaço para passar participantes que até eram bem mais lentos. O Marcos ainda apanhou um susto atrás de mim, quando desisti de uma ultrapassagem indo nós já "meio" a fundo Tongue Tied. Por exemplo, na recta da meta, se fossem motas à minha frente, eu travava 1 Km antes do que era preciso. Falta de confiança e de kit de unhas (ou kit de tomates...), é o que é.

Mas compensei com o facto de fazer bem a curva antes da meta, por exemplo. A minha maior alegria do dia foi mesmo o Carlos Tavares fazer umas voltas atrás de mim, e dizer-me que sim senhor, até posso ser um nabo Smile, mas que na curva antes da recta eu me ia embora dele, e ele não a conseguia fazer tão depressa (claro, no resto da pista ele voltava logo a colar). E, acreditem, quando fizerem aquela curva, terem alguém com a experiência do Carlos a dizer-vos aquilo...ui !!... eu já nem cabia no fato, de tal maneira fiquei inchado Big Smile.

No entanto, espero no próximo fim-de-semana, já com a minha CBR 600 RR, poder ter um maior à vontade para perceber até onde posso ir em certas travagens e trajectórias, e pôr em prática algumas dicas que o Neto e o Ruca me deram. Posso-vos dizer que este grupo monitores são o grupo mais porreiro (e paciente...Smile) que se possa imaginar.

Quanto a um "seiscentos" habitual como eu, sentir a roda a levantar, foi regra geral em 3 sítios:

- Entrada na recta da meta  (uiiii! )

- Pequena recta antes da curva VIP

- Saída de curva / subida descida / descida, entre a curva 8 e a 9 (na configuração em que andámos)

Abraço !

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  11-24-2008, 16:35 9697 in reply to 9694

Pelo que estou a ver, devia era ter arranjado um amigo, que tivesse comprado uma CBR1000RR, assim, vou rezar para que não chova a 14 de Dezembro, para poder experimentar aquilo, porque até agora só andei lá de 2 maneiras, de scooter e de autocarro, e de autocarro nem foi a conduzir!Big Smile

Ink and paper will fade and burn but what is written in your soul will last an eternity.
  •  11-24-2008, 17:00 9698 in reply to 9697

Realmente deve ser uma loucura.

Tenho pena de não poder ir ao curso/track do próximo fim de semana. Mas terá que ficar para uma próxima.

A quem for boa sorte com o tempo senão a diversão fica pela metade.

If you´re a petrol head, I' ve got just what you need to spark your engine

•  11-24-2008, 17:56 9699 in reply to 9698

Para terem uma ideia, antes de eu poder colocar os meus vídeos online: http://www.youtube.com/watch%3Fv%3D6n5mDDAUj5c

É coisa para um gajo ter um orgasmo, é o que é ! Smile

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  11-24-2008, 23:15 9700 in reply to 9699

Curso Honda Fireblade - Portimão - Crónica

Há apenas uma palavra que conheço que descreve tudo o que se sente ao rodar na pista de Portimão: simplesmenteapistamaisespectaculardomundoépistaparahomensdebarbarijaautênticamontanharussaalucinante

(será adicionada ao dicionário em breve)

Estive presente como monitor no curso da Honda Portugal para proprietários de Honda CBR 1000 RR que as adquiriram este ano, e respectivos acompanhantes. Deu para rolar pela primeira vez na que deverá ser uma das pistas mais espectaculares do mundo. Depois de ler e ouvir o feedback de quem já lá tinha andado, os enormes elogios poderiam levar a que me sentisse defraudado ao experimentar a pista. Pois engane-se quem pensa assim, pois se houve coisa que confirmei, foi a impossibilidade de descrever com meros adjectivos as sensações que temos ao andar naquela pista em ritmo mais "entusiasmado".

Querem ter uma ideia do que é ? Pois bem, imaginem a mais louca montanha russa que alguma vez foi desenhada. Sim, daquelas cujas subidas, curvas, descidas vertiginosas vos fazem comprimir no assento, subir o estômago até à garganta, pensar que vão sair disparados rumo ao horizonte. Agora agarrem na planta dessa montanha russa, e discretamente coloquem-na na mesa de quem ia contruir o Autódromo Internacional do Algarve, que provavelmente nem percebeu que era a planta de uma montanha russa...Big Smile.

Dos monitores que lá estavam, eu seria o mais...uhm...digamos...o que tem o kit de unhas menos bom :sh), mas se até eu volta e meia andava a tentar evitar que a roda da frente dançasse no ar, imagino o que seria aquilo na prova do mundial de SBK ! E agora recordem-se que um desses locais propícios para o cavalinho é á entrada na recta da meta, feita 4ª a fundo numa 1000.....Indifferent

Para ser honesto, ainda não assimilei tudo o que se passou naquele dia. Um tempo espectacular que mais parecia um tímido dia de Verão, monitores do calibre do Miguel Praia , António "Ruca" Moreira, Vasco Salgado, Marcos Leal e Fernando Neto, umas CBR 1000 RR novinhas nas mãos, e uma pista como aquela.

Mas tentarei partilhar um pouco da experiência (no traçado em que rodámos), sabendo perfeitamente que no único turno livre em que tentei andar, só fiz asneira...Tongue Tied

A entrada na primeira curva, uma direita, é feita após uma forte travagem  ao longo da descida repentina que é o final da recta da meta. No pouco terreno plano que ali existe, temos uns metros em que podemos aumentar a velocidade em linha recta, mas segue-se logo uma ligeira curva à direita que não exige travagem, mas à entrada da qual sentimos um acentuado desnível do piso, fruto de ser ali a junção de um troço alternativo da pista. A curva seguinte já nos exige uma travagem bem acentuada, pois é uma curva de uns 120º à direita, bem apertada.

Essa curva dá logo acesso a uma esquerda a subir, mas cuja saída simplesmente não se vê. Dar gás aí é uma questão de conhecer o traçado, e de confiança no pneu traseiro. Qualquer bom piloto deixará ali longos riscos negros de borracha, enquanto a roda da frente pede que a deixem espreitar as nuvens... Segue-se o percorrer de um "planalto" em recta, que nos permite apenas perceber que à frente a pista desaparece numa descida muito acentuada que se torna uma curva para a esquerda muito apertada mas com camber positivo. Começa-se a curva a descer, termina-se a subir. Somos comprimidos contra o assento e depósito da moto, rezando para que o pneu agarre nesta transição. Subindo então após a curva, vamos em aceleração, mas puxando a moto para o lado esquerdo devido a um ligeiro "cotovelo" a meio da subida, e já estamos a deitar para a direita em 3ª bem alimentada, seguido de uma travagem que se quer aprumada, para fazermos a direita seguinte, algo apertada e já a subir.

Olhando em frente, deixamos de ver pista, só vemos o céu ! Mas para onde foi a pista ?? Espera, a roda da frente pensa que demos ordem de descolagem !!! Ah, não, afinal a pista continua lá para baixoooooooooooooooooo !!!!...... Pois é, uma descida simplesmente louca que nos encaminha para uma esquerda aberta, mas a meio da qual... já estamos a subir e bem !!! Assim que pensamos que a coisa vai acalmar, temos uma direita relativamente aceitável (vemos o apex), mas que dá imediatamente para outra descidaaaaaaaaaaaaaaa !!!....que desliza para uma curva aberta à esquerda em apoio, mas que já nos leva de novo a subir, para uma forte travagem. Gancho à esquerda que não mete medo, eu vejo onde ele está, e toca de puxar a moto para o lado oposto da pista, pois segue-se uma direita de duplo apex, começando muito ligeiramente a descer. Um pouco de espaço em linha recta, que se vai dobrando para a direita, de forma muito aberta. Mas...espera... a pista acaba já ali à frente ??? Nem por isso !!! Parece que se acaba a pista, mas é apenas mais uma alucinante descida, em que a curva simplesmente aperta antes de podermos vê-la. É a vertiginosa e longa curva à direita antes da recta da meta, que é feita a descer e a rezar aos santinhos para que os pneus aguentem fazê-la em 4ª e a dar gás. Sim, porque olhamos em frente e temos uma escarpa para subir ao cimo da qual a roda da frente teima em querer saudar as bancadas. Vemos então que se trata da recta da meta, algo como uma subida seguida de um planalto onde colocaram uma risca xadrez no chão....

E mete-se mais uma moedinha, e dá-se mais uma voltinha...Smile

Para dar uma ajuda, mesmo sabendo que só estando lá é que nos apercebemos mesmo das sensações que experimentamos, disponibilizo um vídeo filmado pelo Carlos Tavares a rolar no circuito: http://www.vimeo.com/2336916

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

Page 2 of 3 (60 items)   < Previous 1 2 3 Next >
View as RSS news feed in XML