|
|
RaceChrono - Lap timer para PDA's ou telemoveis
Last post 07-26-2009, 13:29 by Biker14. 53 replies.
-
05-05-2009, 20:42 |
-
Skywalker
-
-
-
Joined on 05-04-2007
-
-
Posts 106
-
-
|
RaceChrono - Lap timer para PDA's ou telemoveis
Boa tarde rapaziada,
Decidi escrever por um bom motivo.
Pelo que percebi, alguns dos membros do forum participam em track-day's . Em tempos descobri um programita porreiro para fazer de "lap-timer" para ter uma noção dos tempos por volta. Nunca escrevi sobre ele pois ainda era uma versão muito básica e meio confusa.
Este programa chama-se Race Chrono: http://www.racechrono.com/
Há agora a versão do RaceChrono v.1.21 beta 3. Há para PDA's cm toutchscreen e tb para os que nao têm toutch screen. O programa está agora muito simples de usar e configurar. Podem usar com o receptor interno de GPS (para os telefones que os tenham) ou então atraves de Bluetoth por um receptor externo.
Uma das maravilhas é que podemos fazer logo o download da maioria das pista mundiais, inclusivé, Braga, Estoril e Portimao. Estes dadops que já existem permitem para além de contar o tempo por volta, ter tb tempos intermédios de alguns pontos da pista, o que permite ver onde são mais consistentes, ou mais fracos.
Outra boa noticia é que é gratuito. Podem fazer um donativo, mas este software é criado por IT Develpers que produziram este software pois tb são entusiastas de desportos motorizados.
Vale apena explçorarem o site e perceberem como funciona, porque é uma maneira optima de não ter de gastar 200€ num lap timer, e terem noção se são rápidos como julgam ou umas lesmas... :-p Pelo q percebi já ha aqui quem o esteja a utilizar, contem lá isso. Eu vou testar este fds no Estoril- Alguma dúvida no que souber posso tentar ajudar.
Abraço HC
Skywalker#41 KBS Racing Team http://kbsracingteam.blogspot.com/
|
|
-
05-05-2009, 21:46 |
-
AlexF
-
-
-
Joined on 07-04-2008
-
-
Posts 64
-
-
|
Re: RaceChrono - Lap timer para PDA's ou telemoveis
E confirmo que funciona, pois instalei no N95 e levei uma vez para experimentar no Estoril. Às vezes baralha-se, mas dá parfa poupar os 200 euros.  Ah...e sou uma lesma... Abraços, Alex
|
|
-
05-05-2009, 21:59 |
-
05-05-2009, 23:10 |
-
mario
-
-

-
Joined on 08-01-2006
-
Odivelas, Portugal
-
Posts 1,761
-
-
|
alvesuzuki:Será que depois dá para descarregar os dados recolhidos no tlm para o PC???
Dá sim. Agora basta comvencerem o pmt a colocar aqui dados que obteve em Portimão no fds passado
Mario Sobral Riding my CBR is like dancing in the sky  www.CBRWorld.netwww.PerformanceTotal.com
|
|
-
05-06-2009, 10:57 |
-
Biker14
-
-

-
Joined on 08-29-2006
-
-
Posts 593
-
-
|
Porreiro. Não sabia que eles já tinham desenvolvido uma versão WM, vou aproveitar pra testar no Sábado :) Eu tenho usado o Chrono GPS com bons resultados, esse tópico está algures aqui no forum lol.... Link http://www.chronogps.com/ Abraço PC
Track day addict!
|
|
-
05-06-2009, 11:55 |
-
Skywalker
-
-
-
Joined on 05-04-2007
-
-
Posts 106
-
-
|
mario: alvesuzuki:Será que depois dá para descarregar os dados recolhidos no tlm para o PC???
Dá sim. Agora basta comvencerem o pmt a colocar aqui dados que obteve em Portimão no fds passado
Olha, isso é que era engraçado, mas será que o moço nao fica intimidado ao nos mostrar que fez 4m20s por volta... :-) estou a brincar claro, até parerce que andas bem pmt. Disponibiliza isso aí só para ver o efeito. Já agora, como é q raio onde vou prender o telele à mota? e como? HC
|
|
-
05-06-2009, 12:58 |
-
AlexF
-
-
-
Joined on 07-04-2008
-
-
Posts 64
-
-
|
Skywalker: ...Já agora, como é q raio onde vou prender o telele à mota? e como? HC
Caro Hugo, No meu caso arranjei uma bolsa transparente da Decatlon, que custou algo como 10 euros, tipo para colocar ao peito para "ir correr". Aquilo fecha to topo com velcro e á partida o telemóvel dali não sai. O passo 2, foi agarrar aquilo à mota. Como aquilo tem uma fita/corda no topo (para colocar ao peito), basicamente amarrei a dita bolsa a uma entrada de ar da mota, de moto ao telemóvel ficar virado para cima. Foi o que se arranjou e funcionou. Abraços, Alex
|
|
-
05-06-2009, 13:13 |
-
pmt
-
-

-
Joined on 02-13-2007
-
Loures, (Lisboa) Portugal
-
Posts 693
-
-
|
eheh... 4m20s dá para uma volta e mais 200metros  Na falta de Alfano neste circuito e de um PDA e GPS parado lá em casa, resultou para mim numa agradavel surpresa para aquisição de dados e de live timing. Digo desde já que a experiencia foi boa e no sabado vou voltar a usar no estoril, pois revelou-se fiavel e bastante "accurate" em termos de tempo por volta versus o tempo oficial do circuito (no curso tivemos uma sessao cronometrada....) a diferença entre o registo do racechrono e o oficial foi de 0,050s !! ou seja, bastante razoavel para o que pretendo! Material necessário: - PDA com windows mobile (touchscreen ou não) - Um GPS receiver externo (os autores do sw dizem que os GPS internos dos PDA e telefones não se entendem muito bem com o sw e dá barraca).... eu uso o meu QStarz 1000 que consegue fazer 5Hz (apesar de ter descoberto apenas ontem que o tinha deixado configurado para 1Hz ...ou seja, poderia ser ainda mais "accurate" pois o sw está preparado para trabalhar tb com receivers 5Hz... Nabo!!) Como prender á mota: - O GPS colo com fita "tape" na traseira da mota... é um dos sitios onde não temos nada por cima a tapar o receiver e permite uma melhor captação do sinal dos satelites - O PDA.... inventem ... eu retirei a tampa do amortecedor de direção da CBR, usei o suporte do carro, umas abraçadeiras plasticas e uns elasticos para prender o PDA.... usei tb uma correia de segurança colada ao deposito, não fosse o PDA ganhar asas... Existem tambem suportes especificos para mota, mas costumas ser caros e o tipo de montagem maioria das vezes não é o adequado a uma mota de pista. foto do suporte: http://lh6.ggpht.com/_V9XN-G1TWC8/SgF-Gwyh2_I/AAAAAAAAMzA/zutJnIadcjM/s720/IMG_7417%20-%20Copy.JPG foto onde da pra ver o suporte e o gps: http://lh5.ggpht.com/_V9XN-G1TWC8/SgF7CKur4aI/AAAAAAAAMyE/P7cdrzVA0x8/s800/IMG_6623.JPG
Features interessantes do racechrono: - Para termos o nosso circuito "configurado" necessitamos de fazer umas voltas para recolher õs pontos de GPS do circuito... é só criar um novo circuito, e fazer start, entrar em pista e fazer um par de voltas. Depois, já com a mota parada, temos de definir a start/finish line e os splits que pretendemos.... só isto! a partir daqui temos o live timing a funcionar tambem. Outra hipotese é fazer o download da informação do circuito do site do racechrono (eles têm uma library com bué circuitos já todos prontinhos a usar).... o que havia disponivel online para portimao não me pareceu muito bom, entao criei eu um a meu gosto. É uma operação simples! - Live Timming (apenas depois de ter sinal GPS).... dependendo da forma como pretendemos ter o visor (deitado ou ao alto) temos a melhor ou ultima volta, e o tempo actual.... quando passamos num split (defenido por nós) ou start/finish line, temos durante uns segundos o tempo efectuado fixo e a diferença para a melhor volta, ficando o fundo com cor vermelho ou verde (pior tempo ou melhor tempo). - Quando paramos conseguimos imediatamente ver os tempos de todas as voltas em detalhe, ver o mapa do circuito com os splits, escolher duas voltas para comparação (de trajectorias por exemplo), velocidade instantania, etc, etc ,etc.... basicamente, tem muito mais funcionalidades (que funcionam!!!) do que precisamos. (link para screenshots destas features: http://www.racechrono.com/wordpress/wp-content/uploads/2009/03/wm_beta1_1.png ; http://www.racechrono.com/wordpress/wp-content/uploads/2009/03/wm_beta1_2.png ; http://www.racechrono.com/wordpress/wp-content/uploads/2009/03/wm_beta1_3.png) - Podemos depois exportar os dados para alguns os formatos mais conhecidos e utilizados... Google (kml), Danas, CSV, GPX e mais outro q nao me recordo... - Para quem tem camera e costuma filmar, pode depois usar o racechrono2avi (http://www.racechrono.com/news/?p=92) que é um programa que baseado na log dos dados de GPS recolhidos durante as sessoes, gera um Dashboard todo pipi com velocidade, circuito, forças G, etc, etc... que pode depois ser usado para fazer overlay nos videos... vejam este exemplo que eu fiz com os dados e imagens recolhidas no AIA : http://www.youtube.com/watch?v=ZqnAocPsVV8
Em estilo de conclusão, esta é uma solução bastante aceitavel para quem procura obter tempos e mais alguma informação util a um custo reduzido, desde que tenha já os equipamentos... caso contrário aconselho vivamente um I2M (https://www.g2r.pt/site/artigo_detalhe.php?AGsEawtela9Xr1tela9Xr1=ADMEPgU2CjUtela9Xr1) que é capaz de sair mais barato e é um lap timer nativo. Fica aqui o video completo da sessao onde levei a camera. não reparem obviamente nos tempos miseraveis das voltas ... isto é só um proof-of-concept : http://www.vimeo.com/4508292 (...ainda está em processamento... vai estar live dentro de 1 hora) Abraços!
::[PMT]:: CBR 1000RR Green ´´´´ Four wheels move the body. Two wheels move the soul. ´´´´
|
|
-
05-06-2009, 13:16 |
-
Biker14
-
-

-
Joined on 08-29-2006
-
-
Posts 593
-
-
|
Eu normalmente levo dentro do bolso interior do fato ( ou blusão se for o caso ) e funciona sem problemas, mesmo com antena interna de GPS ... Parece-me é que com este programa tenho um problema: como está sempre activo ou a "correr", o bloqueio automático do ecrá do PCC não funciona, o que no meu caso leva a que os movimentos do corpo podem activar teclas e bye bye timming... tem uma opção de lock keys mas não vejo nenhum efeito, consigo tocar à vontade nas opções... hummm pmt? Mário? Any help? PC
Track day addict!
|
|
-
05-06-2009, 13:30 |
-
Biker14
-
-

-
Joined on 08-29-2006
-
-
Posts 593
-
-
|
Muito fixe pmt! Muito porreira a cena de ligar o timing com o video. Ha obvio que eu uso a minha solução "dentro do bolso" por uma questão de opção claro! Primeiro porque me desconcentra olhar para os tempos, prefiro ir concentrado só na condução, segundo porque a pessoa normalmente quer sempre fazer melhor e isso às vezes pode levar a excessos. Mas isso sou eu claro Prefiro ver depois na box calmamente a evolução dos tempos. Ou a não evolução lol PC
Track day addict!
|
|
-
05-06-2009, 14:52 |
-
pmt
-
-

-
Joined on 02-13-2007
-
-
Posts 693
-
-
|
Biker14: Muito fixe pmt! Muito porreira a cena de ligar o timing com o video. Ha obvio que eu uso a minha solução "dentro do bolso" por uma questão de opção claro! Primeiro porque me desconcentra olhar para os tempos, prefiro ir concentrado só na condução, segundo porque a pessoa normalmente quer sempre fazer melhor e isso às vezes pode levar a excessos. Mas isso sou eu claro Prefiro ver depois na box calmamente a evolução dos tempos. Ou a não evolução lol PC
sinceramente tambem nao ligo demasiado ao live timing durante a condução.... normalmente só dou uma olhada depois de passar na finish line, precisamente pelo que dizes... concentração/distração. Mas tambem é uma questão de habito... só precisas mesmo de umas fracções de segundo para veres se melhoras-te ou nao... outra cena que não disse sobre o live timing.... apesar de ser um PPC e ter as obvias limitações do ecran versus a luz do sol, o contras-te de cores utilizado atenua um pouco este efeito e consegue-se ver razoavelmente os tempos (que estão em numeros grandes).... talvez se colocar o PDA mais escondido dentro da carenagem fique ainda melhor...
::[PMT]:: CBR 1000RR Green ´´´´ Four wheels move the body. Two wheels move the soul. ´´´´
|
|
-
05-06-2009, 16:48 |
-
Skywalker
-
-
-
Joined on 05-04-2007
-
-
Posts 106
-
-
|
pmt: Features interessantes do racechrono: - Para termos o nosso circuito "configurado" necessitamos de fazer umas voltas para recolher õs pontos de GPS do circuito... é só criar um novo circuito, e fazer start, entrar em pista e fazer um par de voltas. Depois, já com a mota parada, temos de definir a start/finish line e os splits que pretendemos.... só isto! a partir daqui temos o live timing a funcionar tambem. Outra hipotese é fazer o download da informação do circuito do site do racechrono (eles têm uma library com bué circuitos já todos prontinhos a usar).... o que havia disponivel online para portimao não me pareceu muito bom, entao criei eu um a meu gosto. É uma operação simples!
Nao querendo dizer que nao tens razão , pois já utilizaste eu nao, mas o software permite logo fazeres o download das pistas, onde já tem os tais pontos que referes. Pelo menos foi isso que me pareceu. Se formos à página web, e se escolher a opção para ir buscar os circuitos, Estoril por exemplo, eles mostram uma imagem do GoogleMaps com a localização do Finish line, bem como onde estão os pontos intermédios. Eu pelo menos fiquei a achar que só seria preciso o software reconhecer os satélites e com os dados do circuito já carregados dar-lhe gasssssssss.  Será q é isto ou é mesmo como falas? gracias. HC
|
|
-
05-06-2009, 16:49 |
-
Skywalker
-
-
-
Joined on 05-04-2007
-
-
Posts 106
-
-
|
Skywalker: pmt: Features interessantes do racechrono: - Para termos o nosso circuito "configurado" necessitamos de fazer umas voltas para recolher õs pontos de GPS do circuito... é só criar um novo circuito, e fazer start, entrar em pista e fazer um par de voltas. Depois, já com a mota parada, temos de definir a start/finish line e os splits que pretendemos.... só isto! a partir daqui temos o live timing a funcionar tambem. Outra hipotese é fazer o download da informação do circuito do site do racechrono (eles têm uma library com bué circuitos já todos prontinhos a usar).... o que havia disponivel online para portimao não me pareceu muito bom, entao criei eu um a meu gosto. É uma operação simples!
Nao querendo dizer que nao tens razão , pois já utilizaste eu nao, mas o software permite logo fazeres o download das pistas, onde já tem os tais pontos que referes. Pelo menos foi isso que me pareceu. Se formos à página web, e se escolher a opção para ir buscar os circuitos, Estoril por exemplo, eles mostram uma imagem do GoogleMaps com a localização do Finish line, bem como onde estão os pontos intermédios. Eu pelo menos fiquei a achar que só seria preciso o software reconhecer os satélites e com os dados do circuito já carregados dar-lhe gasssssssss.  Será q é isto ou é mesmo como falas? gracias. HC
Sorrys, ca granda tótó q sou... então nao é q escreves-te isso mesmo... li na diagonal primeiro, é o q dá... HC
|
|
-
05-06-2009, 17:06 |
-
pmt
-
-

-
Joined on 02-13-2007
-
-
Posts 693
-
-
|
LOL... no problem!! a principal razao pela qual fiz eu o mapa de portimao é que apesar de o teres na library para download, não consegues ver no google maps pq ainda nao existe foto de satelite e nao vez a pista, logo, nao sabes se o "capture" que alguem fez do circuito é o correcto ou nao.... e ainda, o AIA tem várias versões de pista e o mapa publicado nao está identificado  so por curiosidade, pode-se fazer o upload/submit do circuito criado por nós directamente a partir do device.... depois os "autores" analisam e publicam.
|
|
-
05-06-2009, 18:07 |
-
Skywalker
-
-
-
Joined on 05-04-2007
-
-
Posts 106
-
-
|
pmt: LOL... no problem!! a principal razao pela qual fiz eu o mapa de portimao é que apesar de o teres na library para download, não consegues ver no google maps pq ainda nao existe foto de satelite e nao vez a pista, logo, nao sabes se o "capture" que alguem fez do circuito é o correcto ou nao.... e ainda, o AIA tem várias versões de pista e o mapa publicado nao está identificado  so por curiosidade, pode-se fazer o upload/submit do circuito criado por nós directamente a partir do device.... depois os "autores" analisam e publicam.
E q tal publicares isso aí pra malta ter os dados mais correctos?? Dá para fazer isso? É q no proximo mês estou lá caido.
|
|
-
05-06-2009, 18:13 |
-
05-07-2009, 10:41 |
-
jackal
-
-

-
Joined on 01-28-2008
-
Alverca
-
Posts 460
-
-
|
Parabéns pelo vídeo pmt... Parece-me mesmo umas imagens de um transmissão do motogp ou abo… a banda sonora também foi uma escolha acertada  É impressionante o que hoje se consegue fazer "em casa" à 10 anos atrás só com grandes recursos se podia ter algo parecido
Abraços Carlos Frade 
|
|
-
05-07-2009, 21:17 |
-
alvesuzuki
-
-

-
Joined on 03-23-2008
-
Alcochete
-
Posts 157
-
-
|
Pmt, bom post, deixaste umas dicas bastante úteis e os tempos em Portimão também não foram muito maus os vídeos, estão excelentes e dão uma perspectiva espetacular do circuito Parabéns. Em relação ao racechrono, penso que já consegui por isto a funcionar com a pista do Estoril, apesar de ainda não o ter experimentado na mota. O meu problema é que não percebo quase nada de informática e penso que vou ter alguma dificuldade para conseguir transferir os dados recolhidos em pista para o pc mas vou tentar. Acho que o bom é analisar mais tarde os dados recolhidos, para poder fazer comparações.
Para o pessoal que já experimentou o racechrono em várias sessões em pista, qual é o tamanho do cartão de mémoria adequado para guardar os dados obtidos no track day de sábado? O meu cartão do tlm tem 512MB será que chega?
|
|
-
05-08-2009, 8:57 |
-
pmt
-
-

-
Joined on 02-13-2007
-
-
Posts 693
-
-
|
alvesuzuki: Pmt, bom post, deixaste umas dicas bastante úteis e os tempos em Portimão também não foram muito maus os vídeos, estão excelentes e dão uma perspectiva espetacular do circuito Parabéns. Em relação ao racechrono, penso que já consegui por isto a funcionar com a pista do Estoril, apesar de ainda não o ter experimentado na mota. O meu problema é que não percebo quase nada de informática e penso que vou ter alguma dificuldade para conseguir transferir os dados recolhidos em pista para o pc mas vou tentar. Acho que o bom é analisar mais tarde os dados recolhidos, para poder fazer comparações.
Para o pessoal que já experimentou o racechrono em várias sessões em pista, qual é o tamanho do cartão de mémoria adequado para guardar os dados obtidos no track day de sábado? O meu cartão do tlm tem 512MB será que chega?
alves, isso chega e sobra... quase que dá para uma temporada inteira!!  posso dizer que os dados que recolhi nos dois dias de portimao, depois de exportados em 3 formatos diferentes, tenho ocupado 1,69Mb (o GPS tava a funcionar a 1Hz... se fosse a 5Hz seria teoricamente 5 x mais...)
|
|
-
Page 1 of 3 (54 items)
1
|
|
|