Biker14: Ainda bem que decidiste voltar a andar em motas de estrada e particularmente em pista. A R1 de 2009 é tudo aquilo que dizem dela?
Boas,
Tenho lido imensas reviews da R1 2009, em algumas é a melhor 1.000cc, em algumas é a pior...
Eu pessoalmente adoro a mota. Sempre fui fã da Yamaha e esta é a minha 3ª R1 (comprada 10 anos depois da 1ª, estou a ficar velho...). Não acompanhei a evolução deste tipo de motos durante os últimos 5/6 anos, pelo que as minhas referências eram tão desactualizadas que não foi difícil ficar impressionado com a mota. Não será certamente a mais potente e/ou a mais leve... no entanto é capaz de fazer qq um sentir-se um potencial Rossi!
A mota é muito fácil de "pilotar", muito neutra, muita potência disponível em baixa e média rpm, excelente embraiagem e caixa de velocidades e o som do motor/escape com Akrapovic é simplesmente viciante... tem reais semelhanças de sonoridade com a M1 do MotoGP. O acelerador é impressionante, parece estar directamente ligado à roda traseira, não há folga no acelerador nem lag na resposta, com pneus normais e na estrada pública o programa A é inclusivé demasiado agressivo e arriscado...
Ainda não andei em circuito, a mota tem 2.500 km, pelo que a experiência limita-se a andar na estrada. A protecção aerodinâmica é razoável (170/180 na AE sem grande esforço), andar com pendura é difícil, 1 depósito faz 170 km antes de entrar na reserva, a posição de condução é até confortável e bem melhor que as R1's de 1999/2000 que tive. Na cidade é um pouco complicado, a 1ª é muito longa, tem que se usar mt a embraiagem, mota aquece muito e o calor debaixo do banco devido às ponteiras de escape é excessivo e incomoda (pelo menos no Verão). Mas penso que são situações comuns às restantes R's.
Eu recomendo!
Ab.
CS.