djinha:
Boas Mario,
Não sabes se vai haver acompanhamento em pista mais proximo por parte dos monitores para nos corrigirem dos nossos erros na posição de condução e outras situações a melhorar pelos participantes?
E penso que o formato das aulas teoricas poderiam ser melhoradas.
Abraço,
Ricardo Borges
Olá Ricardo !
Essa sempre foi uma premissa dos cursos, mas na prática as coisas são um pouco mais complicadas, como eu próprio vi quando me convidaram para participar como instrutor. Quando eu era participante, via as coisas um pouco diferentes, mas agora já passei pelas duas perspectivas, e já adiciono um grão de sal quando penso nestes cursos. Ou é um curso mais genérico e tem preços acessíveis ao pessoal, ou pode-se fazer um curso muito mais personalizado, e os custos sobem em flecha (mesmo !). Se fossem apenas 3 participantes por monitor, por sessão (aproximadamente 27 no total), a inscrição, a contas do ano passado, poderia atingir valores de 400-450 euros !!!!
Quer se queira ou não, o custo do aluguer do autódromo lixa logo tudo. Por mais monitores ou menos participantes que se pretenda ter para aumentar a atenção dada a cada um, os custos sobem. Neste curso vai-se reduzir um pouco o número total de participantes, mas ainda não faço ideia se irá obrigar a mexidas nos preço final ou não.
O maior problema, em termos de o monitor dar mais ou menos atenção a cada participante, deriva dos próprios participantes. Eu no último curso vi de tudo, e ainda só foi o meu primeiro curso como monitor... Eu tinha ajudado a organização a tentar que acontecesse isso mesmo que sugeres, que houvesse mais proximidade entre monitores e participantes. Decidiu-se que os monitores se iam manter no mesmo grupo todo o dia, por exemplo.
Encontrámos, no entanto, algumas dificuldades:
- Os participantes, em grande medida, não vão para aprender. Ou melhor, vão para andar, e é raro o participante que experimenta mudar de acordo com o que se explica nas aulas teóricas durante uma sessão com instrutor. Isso deve-se ao facto de nos turnos com monitor as pessoas sentirem-se pouco à vontade em tentarem coisas diferentes, com medo de ficar para trás, ou de fazer má figura. Eu fiz de tudo para que os participantes no meu grupo saissem mais da moto, entrassem mais depressa em curva gradualmente, usassem o travão dianteiro maioritariamente, etc... E a parte engraçada é que vários pediram para mudar para um grupo mais rápido, que aquele era lento e eles conseguiam ir mais rápido. E eu a pensar com os meus botões "logo este participante que deita a moto para um lado e ele para o outro...".
O facto de os participantes se sentirem a ir a uma velocidade mais lenta do que são "capazes", faz pensar que não podem aprender assim. E então, em vez de experimentarem uma nova posição, em vez de fazerem as duplas nas reduções, em vez de deixarem de usar o travão traseiro, acabam a andar mais depressa, a contar aos amigos que rasparam com os pisas no chão, e voltam para casa tal como chegaram em termos de evolução de condução... Chegou ao ponto de um outro monitor me vir pedir para tentar convencer um outro participante a sair de um grupo mais rápido antes que caísse...
- O tempo entre turnos é curto, e devido a termos menos monitores do que grupos, os monitores participam em mais que uma sessão (sem contar com os que também têm de dar as aulas teóricas). Isso significa que o tempo de revisão da sessão com os participantes é curto. Se os participantes aguardassem que o monitor parasse a moto no pitlane e fosse falar com eles, estava tudo resolvido. Mas eu reparei que, caso eu não andasse à procura dos participantes que eu me lembrava que estavam no meu grupo, com a excitação de andarem em pista e de irem ter com os amigos de irem buscar umas águas, ninguém se lembrava de falar comigo. Isto é, até 10 minutos depois de acabar o turno. E nessa altura ou já estamos noutra sessão, ou a dar uma aula teórica... Desta vez vou propor uma solução a ver se conseguimos dar a volta e melhorar isto, e só posso garantir que vamos tentar fazer melhor

.
- Não há avaliação. Reparem, os participantes não são alunos, não têm objectivos que tenham que cumprir, e por isso é praticamente impossível estabelecer metas para uma sessão ou curso. Podem não achar importante, mas se alguém no final fosse ver se o grupo X já saía bem da moto, ou se travava como deve de ser, ou .... de certeza que os participantes se aplicavam mais. E iam compreender que, comom em tudo, se vai aprendendo de forma gradual. Eu mesmo tive um TD uase inteiro a praticar as duplas, e levei o hábito para a estrada, para se tornar automático para mim, outro TD foi apenas para ver como podia fazer a variante como deve de ser, etc... Mas a maior parte do pessoal não, queremos todos sair de lá a parecer o Rossi em apenas um dia :-) E a forma como sentimos que o estamos a fazer, é se andarmos a "esgalhar" o tempo todo. Eu já andei atrás de participantes (como participante eu mesmo) que até metia medo ir atrás !!! O(s) fulano(s) até iam à mesma velocidade (+-...), mas iam no limite da sua experiência de forma perigosa. E se eu e tu e muitos aqui nos apercebemos disso, muitos dos que vão aos cursos e TDs não se apercebem. Se houvesse uma "escola de condução", em que no final as pessoas pudessem "não passar" ao nível seguinte, então as coisas mudariam. E só passavam ao nível seguinte depois de dominar os conceitos do nível anterior, por exemplo. Mas o nosso mercado não tem dimensão suficiente para isso...

.
Quanto ao formato das aulas teóricas, não sei o que achaste menos bom, mas eu prometo que "espanholês" não tento falar :-) Fiz um esforço para que todos entendessem o que eu dizia, uma vez que nunca aprendi espanhol, mas nem sempre com o melhor resultado, acho eu. Talvez eu vá compilar uns vídeos, como fiz para o briefing, mas não tenho material suficiente para exemplificar todos os conceitos que queremos transmitir...
A minha ideia era poder filmar todos os participantes e depois analizar as imagens, como até se faz noutros cursos noutros países, mas isso iria acarretar custos que poucos iriam estar disponíveis para pagar. Então, acaba-se por ter uma solução de compromisso... Fotos, alguns vídeos, mas sempre a tentar conter os custos. Caso não saibam, os vídeos do ultimo curso / TD foram efectuados pela minha câmara pessoal, fui eu que no meu PC converti para formato digital, que gravei o DVD que foi depois duplicado, etc... E digamos que foi "por amor à camisola" e ao pessoal que anda em pista, para não ser mais explícito

.
Como eu adorava poder ter sido filmado quando comecei, para me ver e melhorar mais rapidamente

.
O que posso prometer é:
- monitores espectaculares (o Tinho, o Marcos, o Nuno, a Fernanda, o Ruca e o Carlos são simplesmente 5 estrelas, impecáveis, só mesmo eu é que estrago o quadro

)
- uma vontade imensa de fazer tudo com o máximo de qualidade e organização (acho que aqui ninguém duvida disso, eu sei)
- tentar a cada curso fazer melhor que o anterior, com mais e melhores coisas para os participantes
- manter o preço o mais baixo possível (isso posso garantir, que vi as contas do ano apssado)
Ufa ! Texto longo.....
Qualquer outra dúvida, basta colocarem
Mario Sobral
Riding my CBR is like dancing in the sky

www.CBRWorld.netwww.PerformanceTotal.com