PerformanceTotal.com

Comunidade dos Adeptos da Condução de Motos em Pista
Welcome to PerformanceTotal.com Sign in | Join | Help
in Search

Curso de Condução Avançada - 28 de Junho

Last post 07-30-2008, 10:18 by tkovader. 172 replies.
Page 1 of 9 (173 items)   1 2 3 4 5 Next > ... Last »
Sort Posts: Previous Next
  •  02-06-2008, 16:19 5737

Star [*] Curso de Condução Avançada - 28 de Junho

O ActionTeam vai realizar mais um curso de condução avançada, no dia 28 de Junho Cool

Mario Sobral
    Riding my CBR is like dancing in the sky

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  02-06-2008, 18:29 5741 in reply to 5737

• pmt is not online. Last active: 11-03-2010, 22:29 pmt
    • Top 10 Contributor
      Male
    • Joined on 02-13-2007
    • Loures, (Lisboa) Portugal
    • Posts 693
    • Promocup Resistencia

Re: Curso de Condução Avançada - 28 de Junho

kool!!!

... e formato?

::[PMT]::
    CBR 1000RR Green

´´´´ Four wheels move the body. Two wheels move the soul. ´´´´
  •  02-06-2008, 21:37 5743 in reply to 5741

Então não era pra Setembro????

Dois eventos assim seguidos??

•  02-07-2008, 20:50 5751 in reply to 5743

é só um mes de intervalo....é para o pessoal não perder o andamento :)

se puder tou lá nos 2 :)

•  02-07-2008, 21:24 5752 in reply to 5751

Eu espero lá estar para poder aprender mais alguma coisa mas desta vez com a minha zx10rBig Smile
  •  02-09-2008, 17:46 5757 in reply to 5752

Porreiro, vai ser um verão em grande...lá estarei para aprender e curtir mais um bocado

Ducati 749
    Yamaha YZF 750 R
  •  02-11-2008, 9:17 5767 in reply to 5757

Busas!!!!

ehhh lá!!! zx10???? queres ver q tens de mudar de nick!!!Big Smile

Mostra lá a bichinha á malta!!!!

•  04-02-2008, 16:47 6216 in reply to 5767

Boas,

Mario ja sabes como vai ser o formato do curso da Motociclismo?
    Tambem ja sei que vais ser monitor, vai nos dando noticias.
    Espero que seja que pouco diferente do curso que participei em 1 de Maio de 2007.

Abraço,

Djinha

Djinha#47

KBS Racing Team
    http://kbsracingteam.blogspot.com/

•  04-02-2008, 17:56 6217 in reply to 6216

Tanto quanto sei, vai-se manter o formato, excepto a invasão atabalhoada de espanhois que se verificou no último curso Big Smile (mesmo assim, os espanhois até querem vir outra vez, só que têm as ideias um pouco "trocadas" se pensam que vêm outra vez armados em carapaus de corrida Tongue Tied.).

Se mudar, vai ser para melhor, eventualmente até menos participantes. Do que prevejo, o grupo intemédio vai ter um andamento mais rápido que o do último (pois com tantos espanhois a estrearem-se, espanhois com fatos de gore-tex, etc... o grupo intermédio andava mais lentamente do que o habitual). O grupo mais avançado irá ter sessões com monitor de manhã, e provavelmente todas livres de tarde, já que tivemos feedback muito positivo com esse formato.

Ainda queria incluir algumas supresas, mas a "margem de manobra" é sempre tão pequena, que nem sei como fazer as coisas que gostava de fazer Smile

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  04-02-2008, 18:01 6218 in reply to 6217

Isto é que são boas noticias!!!

Se tudo correr bem lá estarei!

Mário se precisares de ajuda/ideias, já sabes, quem te ajudou no outro tb te ajuda neste!Wink

•  04-02-2008, 19:44 6219 in reply to 6218

Só em Junho?? Podiaser antes!!

Big Smile

•  04-03-2008, 12:50 6226 in reply to 6219

Boas Mario,

Não sabes se vai haver acompanhamento em pista mais proximo por parte dos monitores para nos corrigirem dos nossos erros na posição de condução e outras situações a melhorar pelos participantes?
    E penso que o formato das aulas teoricas poderiam ser melhoradas.

Abraço,

Ricardo Borges

Djinha#47

KBS Racing Team
    http://kbsracingteam.blogspot.com/

•  04-03-2008, 17:25 6231 in reply to 6226

djinha:

Boas Mario,

Não sabes se vai haver acompanhamento em pista mais proximo por parte dos monitores para nos corrigirem dos nossos erros na posição de condução e outras situações a melhorar pelos participantes?
    E penso que o formato das aulas teoricas poderiam ser melhoradas.

Abraço,

Ricardo Borges

Olá Ricardo !

Essa sempre foi uma premissa dos cursos, mas na prática as coisas são um pouco mais complicadas, como eu próprio vi quando me convidaram para participar como instrutor. Quando eu era participante, via as coisas um pouco diferentes, mas agora já passei pelas duas perspectivas, e já adiciono um grão de sal quando penso nestes cursos. Ou é um curso mais genérico e tem preços acessíveis ao pessoal, ou pode-se fazer um curso muito mais personalizado, e os custos sobem em flecha (mesmo !). Se fossem apenas 3 participantes por monitor, por sessão (aproximadamente 27 no total), a inscrição, a contas do ano passado, poderia atingir valores de 400-450 euros !!!!

Quer se queira ou não, o custo do aluguer do autódromo lixa logo tudo. Por mais monitores ou menos participantes que se pretenda ter para aumentar a atenção dada a cada um, os custos sobem. Neste curso vai-se reduzir um pouco o número total de participantes, mas ainda não faço ideia se irá obrigar a mexidas nos preço final ou não.

O maior problema, em termos de o monitor dar mais ou menos atenção a cada participante, deriva dos próprios participantes. Eu no último curso vi de tudo, e ainda só foi o meu primeiro curso como monitor... Eu tinha ajudado a organização a tentar que acontecesse isso mesmo que sugeres, que houvesse mais proximidade entre monitores e participantes. Decidiu-se que os monitores se iam manter no mesmo grupo todo o dia, por exemplo.

Encontrámos, no entanto, algumas dificuldades:

- Os participantes, em grande medida, não vão para aprender. Ou melhor, vão para andar, e é raro o participante que experimenta mudar de acordo com o que se explica nas aulas teóricas durante uma sessão com instrutor. Isso deve-se ao facto de nos turnos com monitor as pessoas sentirem-se pouco à vontade em tentarem coisas diferentes, com medo de ficar para trás, ou de fazer má figura. Eu fiz de tudo para que os participantes no meu grupo saissem mais da moto, entrassem mais depressa em curva gradualmente, usassem o travão dianteiro maioritariamente, etc... E a parte engraçada é que vários pediram para mudar para um grupo mais rápido, que aquele era lento e eles conseguiam ir mais rápido. E eu a pensar com os meus botões "logo este participante que deita a moto para um lado e ele para o outro...".
    O facto de os participantes se sentirem a ir a uma velocidade mais lenta do que são "capazes", faz pensar que não podem aprender assim. E então, em vez de experimentarem uma nova posição, em vez de fazerem as duplas nas reduções, em vez de deixarem de usar o travão traseiro, acabam a andar mais depressa, a contar aos amigos que rasparam com os pisas no chão, e voltam para casa tal como chegaram em termos de evolução de condução... Chegou ao ponto de um outro monitor me vir pedir para tentar convencer um outro participante a sair de um grupo mais rápido antes que caísse...

- O tempo entre turnos é curto, e devido a termos menos monitores do que grupos, os monitores participam em mais que uma sessão (sem contar com os que também têm de dar as aulas teóricas). Isso significa que o tempo de revisão da sessão com os participantes é curto. Se os participantes aguardassem que o monitor parasse a moto no pitlane e fosse falar com eles, estava tudo resolvido. Mas eu reparei que, caso eu não andasse à procura dos participantes que eu me lembrava que estavam no meu grupo, com a excitação de andarem em pista e de irem ter com os amigos de irem buscar umas águas, ninguém se lembrava de falar comigo. Isto é, até 10 minutos depois de acabar o turno. E nessa altura ou já estamos noutra sessão, ou a dar uma aula teórica... Desta vez vou propor uma solução a ver se conseguimos dar a volta e melhorar isto, e só posso garantir que vamos tentar fazer melhor Smile.

- Não há avaliação. Reparem, os participantes não são alunos, não têm objectivos que tenham que cumprir, e por isso é praticamente impossível estabelecer metas para uma sessão ou curso. Podem não achar importante, mas se alguém no final fosse ver se o grupo X já saía bem da moto, ou se travava como deve de ser, ou .... de certeza que os participantes se aplicavam mais. E iam compreender que, comom em tudo, se vai aprendendo de forma gradual. Eu mesmo tive um TD uase inteiro a praticar as duplas, e levei o hábito para a estrada, para se tornar automático para mim, outro TD foi apenas para ver como podia fazer a variante como deve de ser, etc... Mas a maior parte do pessoal não, queremos todos sair de lá a parecer o Rossi em apenas um dia :-) E a forma como sentimos que o estamos a fazer, é se andarmos a "esgalhar" o tempo todo. Eu já andei atrás de participantes (como participante eu mesmo) que até metia medo ir atrás !!! O(s) fulano(s) até iam à mesma velocidade (+-...), mas iam no limite da sua experiência de forma perigosa. E se eu e tu e muitos aqui nos apercebemos disso, muitos dos que vão aos cursos e TDs não se apercebem. Se houvesse uma "escola de condução", em que no final as pessoas pudessem "não passar" ao nível seguinte, então as coisas mudariam. E só passavam ao nível seguinte depois de dominar os conceitos do nível anterior, por exemplo. Mas o nosso mercado não tem dimensão suficiente para isso... Sad.

Quanto ao formato das aulas teóricas, não sei o que achaste menos bom, mas eu prometo que "espanholês" não tento falar :-) Fiz um esforço para que todos entendessem o que eu dizia, uma vez que nunca aprendi espanhol, mas nem sempre com o melhor resultado, acho eu. Talvez eu vá compilar uns vídeos, como fiz para o briefing, mas não tenho material suficiente para exemplificar todos os conceitos que queremos transmitir...

A minha ideia era poder filmar todos os participantes e depois analizar as imagens, como até se faz noutros cursos noutros países, mas isso iria acarretar custos que poucos iriam estar disponíveis para pagar. Então, acaba-se por ter uma solução de compromisso... Fotos, alguns vídeos, mas sempre a tentar conter os custos. Caso não saibam, os vídeos do ultimo curso / TD foram efectuados pela minha câmara pessoal, fui eu que no meu PC converti para formato digital, que gravei o DVD que foi depois duplicado, etc... E digamos que foi "por amor à camisola" e ao pessoal que anda em pista, para não ser mais explícito Wink.

Como eu adorava poder ter sido filmado quando comecei, para me ver e melhorar mais rapidamente Smile.

O que posso prometer é:
    - monitores espectaculares (o Tinho, o Marcos, o Nuno, a Fernanda, o Ruca e o Carlos são simplesmente 5 estrelas, impecáveis, só mesmo eu é que estrago o quadro Smile)
    - uma vontade imensa de fazer tudo com o máximo de qualidade e organização (acho que aqui ninguém duvida disso, eu sei)
    - tentar a cada curso fazer melhor que o anterior, com mais e melhores coisas para os participantes
    - manter o preço o mais baixo possível (isso posso garantir, que vi as contas do ano apssado)

Ufa ! Texto longo.....

Qualquer outra dúvida, basta colocarem Big Smile

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  04-03-2008, 18:22 6232 in reply to 6231

Mário!

Só te peço uma coisinha muito simples: Guarda um lugar para mim!!!Big Smile

Já tenho pneus novos BT015 (só espero que aguentem até lá, caso contrário meto outros equivalentes) e suspensão carregada com óleo novo Wink, travões de malha de aço nos dois travões, pastilhas q.b. (mais gastos atrás que à frente).

Fato de cabedal de 2 peças, protecção de coluna, luvas, botas e capacete e uma grande vontade de andar em pista...Devil

Quanto ao pessoal dispersar no fim das sessões, não te preocupes que vou-me colar a ti, e absorver tudo o que tiveres para me ensinar.

Basicamente prometo ser um bom aluno! Angel

Do we have a deal? Big Smile

Abraços

Carlos Carrazedo
    FZ6-S "Fazer" '05 Silver Storm
    www.fzportugal.com
  •  04-03-2008, 18:56 6233 in reply to 6232

O ano passado, estriei-me em pista. Fiz os dois CCA e o TD da motociclismo e notei que houve um grande esforço para melhorar os eventos. Sendo que no CCA de Setembro os organizadores conseguiram dar quase na totalidade respostas as sugestões que eu e muito colegas do fórum da motociclismo fomos dando. Só não foi melhor porque os espanhóis meteram muita entropia…

Tenho a certeza que este ano as coisas vão ainda ser melhores, e é claro que vou lá estar

Abraços
    Carlos Frade

•  04-03-2008, 20:57 6238 in reply to 6233

Mário!!!!

Excelente discurso.... e espero poder voltar a participar este ano e conseguir aprender e evoluir e como tu disseste a ideia é melhorar de volta para volta de curso para curso.

Vai continuando a dar noticias, especialmente do dia de abertura das inscrições para evitarmos as avalanches dos nuestros hermanos!

Nuno Bernardes
  •  04-03-2008, 21:58 6240 in reply to 6238

Os sócios vão receber mail/carta para se inscreverem entretanto, mas o dia oficial de abertura de inscrições é dia 15 de Abril:

"Curso de Condução Avançada
    28 de Junho

Prepare a moto, limpe o fato e tire as botas do armário. No próximo dia 15 de Abril, irão abrir as inscrições para as 70 vagas do curso de condução avançada Action Team / MOTOCICLISMO / Cepsa. Como sócio, receberá um e-mail em primeira mão com o cupão de inscrição e as modalidades de pagamento.

Seguindo os moldes já conhecidos, o curso será divido em três níveis de condução. A equipa de monitores são os já conhecidos (Nuno Oliveira, Vasco Salgado, Alberto Pires, Marcos Leal, Fernanda Ramos, Mário Sobral, Ruca e Carlos Tavares). As suspensões estarão a cargo de AG Racing."

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  04-03-2008, 22:22 6242 in reply to 6238

bernardes:

Mário!!!!

Excelente discurso.... e espero poder voltar a participar este ano e conseguir aprender e evoluir e como tu disseste a ideia é melhorar de volta para volta de curso para curso.

Vai continuando a dar noticias, especialmente do dia de abertura das inscrições para evitarmos as avalanches dos nuestros hermanos!

Bernardes, vê pm Smile

P.S. Mário não há opção de recebermos pop up quando recebemos pms?

Tinha recebido algumas e não fazia ideia Tongue Tied

•  04-03-2008, 22:28 6243 in reply to 6242

MV-999R:

As PMs deste site enviam sempre um email para o email de contacto do membro, ou o teu email não está correcto, ou podem estar a ficar retidos no teu filtro de SPAM, verifica isso.

Quanto ao pop-up, eventualmente poderá ser possível, tenho de ver isso, o tempo livre é que não abunda Sad

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  04-03-2008, 23:00 6245 in reply to 6243

mario:
    MV-999R:

As PMs deste site enviam sempre um email para o email de contacto do membro, ou o teu email não está correcto, ou podem estar a ficar retidos no teu filtro de SPAM, verifica isso.

Quanto ao pop-up, eventualmente poderá ser possível, tenho de ver isso, o tempo livre é que não abunda Sad

Mário o email está correcto mas tinha essa opção desactivada.

Quando tiveres um tempo activa isso dos pop ups Wink

Page 1 of 9 (173 items)   1 2 3 4 5 Next > ... Last »
View as RSS news feed in XML