PerformanceTotal.com

Comunidade dos Adeptos da Condução de Motos em Pista
Welcome to PerformanceTotal.com Sign in | Join | Help
in Search

Que pneus escolher para um TD ???

Last post 08-12-2009, 3:38 by R1melodies. 30 replies.
Page 1 of 2 (31 items)   1 2 Next >
Sort Posts: Previous Next
  •  05-18-2008, 22:01 6682

Que pneus escolher para um TD ???

Pois é tenho andado com algumas dúvidas, em relação aos pneus que vou utilizar no circuito do Estoril. Como eu nunca andei em pista e brevemente vou participar no CCA,os meus pneus já não aguentam muito mais, por isso, vou ter de comprar uns pneus novos e o problema é mesmo esse, quais escolher???

Gostava que o pessoal com mais experiência em participações de circuito me ajudasse na escolha de pneus, dando algumas dicas e experiências que tiveram com as marcas de pneus.

A minha experiência é apenas de ter utilizado os Bridgestone BT014 que vinham de origem na minha GSXR K6 e neste momento tenho os Metzeler M1 e em ambos me senti muito confortável,mas como sei que as circuntancias em pista são bastante diferentes das de uma simples estrada com curvas, gostava de saber o que aconcelham a comprar???

Abraços

•  05-18-2008, 23:35 6684 in reply to 6682

Re: Que pneus escolher para um TD ???

Para começar e sendo um CCA uns 014 ou M1 servem perfeitamente, eu proprio já lá utilizei uns 014 sem problemas. Mas com uns pneus mais especificos como os raceteck, power race e etc a confiança será outra.

Mesmo sendo um CCA e nivel de experiencia não muito elevado eu aconcelhava uns pneus mais especificos uma vez que se existirem algumas falhas na condução os pneus vão aguentar mais e evitar o pior...

Em relação aos 014 em pista gastam-se demasiado rápido.

•  05-19-2008, 0:11 6686 in reply to 6684

Eu recomendo o mesmo, uns Metzeler M1 ou M3 (ou equivalentes de outra marca). Chegam e sobram. Eu andei montes de tempo a fazer TDs com pneus equivamentes (e andei também de M1, D207, D208, etc...) e o importante é a condução. Quando se começa a compreender a condução em pista, e os pneus já nos limitam um pouco a progressão, então evolui-se para pneus mais específicos. Naturalmente, é apenas a minha opinião, ok ? Smile. Basta ver os vídeos do Ruca a andar numa R1 toda de origem para se perceber o que podem fazer pneus desportivos de estrada hoje em dia.... 

Relembro que no CCA o ritmo do grupo de iniciados é bastante cauteloso, e deves tentar dedicar o teu tempo a:

- Decorar a pista

- Adoptar posição de condução desportiva (sair mais da moto)

- Praticar reduções com "duplas" 

Nas sessões livres da tarde poderás então disfrutar um pouco mais de "empenho" na condução.

Os pneus referidos vão ser excelentes para gozares o dia ao máximo. Certifica-te só que ajustas as pressões adequadamente. Se tiveres dúvidas, consulta o apoio de pneus ou a AG Racing no próprio local.

Quanto aos BT-014, espero que sejam elucidativas as fotos seguintes (eu numas o Jorge Barreiro noutras, e com pista meio húmida) em CBR 600 RR de 2005 completamente de origem:

Mario Sobral
    Riding my CBR is like dancing in the sky

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  05-19-2008, 9:57 6687 in reply to 6686

Cada um sabe de si..

mas se poderes, tiveres condições, para colocar uns pneus especificos( racetec, pilot race, etc) váis te sentir mt melhor e nesta fase de aprendizagem é menos uma preocupação.

eu em pista sempre andei com pneus de competição, nunca andei de pneus "de estrada", mas concordo com o Mário, os pneus que equipam as superdesportivas de hoje têm mt bons desempanho e desde que tenhas alguns cuidados, tais como a pressão e aquecer os pneus umas 3 voltinhas, não váis ter problemas. 

•  05-19-2008, 11:31 6689 in reply to 6687

Boas,
    Na minha opinião para começares e se usas tambem a mota na estrada não necessitas investir tanto dinheiro em pneus e com um desgaste muito rapido que esses pneus costumam ter, eu no meu caso tenho uns Michelin 2CT se para andar na estrada sao um espetaculo tem uma durabilidade bastante boa e na pista nao tenho nada a dizer agarram que é uma maravilha.
    Ja tem duplo composto ao centro borracha mais dura e dos lados a borracha mais mole.
    É so a minha opinião, claro que se tiveres dinheiro para investir ai ja nao ha problema porque ate podes ter varios jogos de pneus.   lol

Abraço,
    Djinha

Djinha#47

KBS Racing Team
    http://kbsracingteam.blogspot.com/

[IMG]http://2.bp.blogspot.com/_i_Qcc6lUHjo/S9jDBGQ_QPI/AAAAAAAAAVo/1pm3Wjfl2sk/S660/KBS+Logo+v.5+-+blog.jpgIMG]

•  05-19-2008, 18:04 6694 in reply to 6689

Uau...com pista meio húmida...que andamento. A parkalgar tem que ver isto...
  •  05-19-2008, 18:48 6696 in reply to 6682

Bem os dos meus problemas tambem é o dinheiro, nao me posso esticar muito no preço dos pneus.Mário percebi bem o que querias transmitir ;) e como eu procuro algo bom em relação qualidade/preço,já vi que as opniões estão inclinadas para os pneus mais especificos e que obviamente têm melhor aderencia em pista,mas como o meu grau de experiência é iniciado penso que vou optar novamente pelos Metzeler M1 mas mas vou ponderar os Michelin pilot power 2CT que parecem tambem uma boa escolha.

Estava a pensar encomendar os pneus deste site pois parace ter preços bastante em conta,já alguem encomendou pneus por aqui?como correu?

http://www.rodamoto.es/

•  05-19-2008, 22:09 6698 in reply to 6696

Boas alvessuzuki,

Podes pedir da rodamoto sem problemas já encomendei e em 48 horas tinha os pneus em casa.

Também acho que melhor preço não arranjas, agora não te esqueças que tens que pagar montagem e calibragem e isso tb não é barato no minimo prepara 50€, informa-te 1º antes de mandar vir se levares em conta as despesas de envio + mantagem talvez até te saia + barato comprar aqui. Podes sempre arranjar alguem que esteja a fazer o COV e que te arranje um pass, só tens é que levar as jantes para que os pneus sejam lá montados. Cool

Boas curvas

•  05-20-2008, 10:25 6700 in reply to 6698

Eu já comprei na Rodamoto, e os pneus chegam em 48 horas, sem problemas. Como dito acima, sobretudo se tiveres quem os monte, os preços são sem duvida atractivos. Quanto a pagar 10 contos para me montarem pneus e os calibrarem, algo que demora NO MÁXIMO 20 minutos, tinha de ser o mecânico do Rossi, para ser pago 150 euros à hora....Tongue Tied

Abraço !

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  05-20-2008, 10:56 6703 in reply to 6700

Eu tenho usado uns Metzeler Racetec K1 (duros) e estou muito satisfeito.

No outro dia, montei um Michelin Pilot Sport atrás e notei uma menor aderência no limite mas uma maior progressividade nas travagens...deixar escorregar a roda sem saltitar.

Ah...o Pilot Sport, como-o até ao limite...já o Racetec fica com uns milimetros por comer. Deve ser por ser um pneu que assenta numa jante de 5,5" (a minha é de 5").

Contra unhas não há cavalos.
    Aprilia RSV1000 Tuono
    Honda Varadero 1000
    ex-Cagiva-Ducati Elefant 900
    ex-Yamaha XJR1200 Cup specs
    ex-Honda Africa Twin 750 Supermotard
  •  05-20-2008, 11:34 6704 in reply to 6700

• pmt is not online. Last active: 29-07-2010, 18:37 pmt
    • Top 10 Contributor
      Male
    • Joined on 02-13-2007
    • Loures, (Lisboa) Portugal
    • Posts 768
    • Promocup Resistencia

Eu tb comecei por andar em pista com os BT014/015 .... para as primeiras vezes foi mais que suficiente... quando os pneus acabaram e decidi "investir" nuns racetec, a diferença foi consideravel em termos de desempenho.... o aumento de confiançá foi notorio. Aconselho!

..::[ PMT #21 ]::..
    G2R Ace Team
    Motosport Vodafone - Promomoto 1000
    Yamaha R1

´´´´ Four wheels move the body. Two wheels move the soul. ´´´´
  •  05-20-2008, 12:48 6707 in reply to 6704

oh Eduardo,

K1 são moles!!

vai de K0 a K3(n sei se vai a mais) e o pessoal do Cov usava k1 á frente e k3 a trás, os K0 pelo que sei poucos usam pois tem realmente um desgaste brutal e só dão para uma corrida!

•  05-20-2008, 14:38 6708 in reply to 6707

Só para deixar mais ou menos clara a nomeclatura dos Racetec:

"Three available compounds that are very unlike those used previously.

• K0 - Qualifying compound
    • K1 - General compund for short to medium distance racing
    • K2 - Between K1 and K3
    • K3 - Endurance racing"

Eu usei K1 à frente e K2 atrás.

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  05-20-2008, 18:22 6711 in reply to 6708

Penso que o conjunto ideal é K1frente K3 trás

Ao meu ritmo que ainda não sou rápido mas tb já não me considero lento, axo q é a melhor solução

1 pneu da frente faz na boa 4ou 5 eventos e o pneu de trás 3 eventos

qd digo eventos falo de TD de 1h30, mas claro tudo isto varia com o tipo de condução, com o peso da mota/piloto, suspensão, etc.....

pra quem tem um orçamento apertado pra estas brincadeiras é esta a solução!

•  05-21-2008, 1:48 6712 in reply to 6711

Apenas um reparo, em relação aos Metzeler Racetec

- Existem apenas 3 compostos dentro da gama Racing, .o K0, K1 e K2

O K3, que por acaso, também se chama Racetec, nada tem a ver com os primeiros, é um pneu desportivo, mas não um pneu "de pista" como aqui já foram chamados, difere não só no composto como também na carcassa, e em toda a sua concepção.

Chamar-se o mesmo é uma jogada comercial, marketing, etc., é no entanto um pneu desportivo de estrada!

No caso dos Pirelli, aí sim temos 4 compostos genuínos "de pista", SC0, SC1, SC2 e SC3, já ouvi falar inclusive de um SC4, mas que não me parece existir nos catálogos da marca, sendo mais exclusivo!

Ink and paper will fade and burn but what is written in your soul will last an eternity.
  •  05-21-2008, 12:25 6713 in reply to 6703

Eduardo 7:

Eu tenho usado uns Metzeler Racetec K1 (duros) e estou muito satisfeito.

No outro dia, montei um Michelin Pilot Sport atrás e notei uma menor aderência no limite mas uma maior progressividade nas travagens...deixar escorregar a roda sem saltitar.

Ah...o Pilot Sport, como-o até ao limite...já o Racetec fica com uns milimetros por comer. Deve ser por ser um pneu que assenta numa jante de 5,5" (a minha é de 5").

Mesmo usando a medida certa para a jante existem pneus com diferentes formatos, uns são mais redondos e outros mais triangulares, por isso uns vão facilmente ao limite e outros não.

•  05-23-2008, 8:48 6721 in reply to 6713

Parece-me que os racetec são uma boa escolha mas tambem são mais caros, por isso, acho que vou optar pelos  metzeler M1 ou M3 alguem sabe qual a diferença entre estes dois tipos de pneus?

•  05-23-2008, 11:44 6722 in reply to 6721

Não serei a pessoa mais indica para te dizer... Mas segundo sei os M3 são uma evolução dos M1... Os M3 são multi composto... Mais duros ao centro e mais moles no exterior... Já ouvi dizer que têm 3 compostos por pneu... mas também já me disseram que é só 2... Nunca os experimentei mas para estrada deve ser muito bons mesmo... Para pista e para quem ande bem penso que um pneu de um só composto, de preferência mole, é o ideal. Em pista anda-se mais com a mota inclinada do que com ela a direito....

Abraços
    Carlos Frade

•  08-07-2008, 23:12 8255 in reply to 6722

boas amigos!

eu tenho uma pergunta que é qt durarão em media uns michelin power race,qts voltas em media?

é q dei um trambolhao com uns que me pareciam ainda novos tinham 3 track days . se souberem agradeço

•  08-07-2008, 23:45 8258 in reply to 8255

nao e preciso os pneus tarem gastos para caires lol... essa pergunta tem uma resposta obvia... depende do andamento, das temperaturas, e da mota
Page 1 of 2 (31 items)   1 2 Next >
View as RSS news feed in XML