PerformanceTotal.com

Comunidade dos Adeptos da Condução de Motos em Pista
Welcome to PerformanceTotal.com Sign in | Join | Help
in Search

Cursos Honda Fireblade / Alex Vieira

Last post 12-08-2008, 23:01 by mario. 59 replies.
Page 1 of 3 (60 items)   1 2 3 Next >
Sort Posts: Previous Next
  •  11-04-2008, 22:33 9438

Party!!! [<:o)] Cursos Honda Fireblade / Alex Vieira

Na compra de uma Honda CBR 1000 RR Fireblade durante este ano, a Honda oferecia cursos de condução com o Alex Vieira.

Está previsto um realizar-se no dia 15 de Novembro no Estoril, e outro no dia 23 de Novembro em Portimão.

Alguém daqui comprou uma CBR 1000 RR este ano ? Big Smile

Tanto quanto sei, a organização do curso deverá ficar a cargo da Catarina ! Big Smile.

A Honda Portugal está a oferecer a oportunidade única aos clientes que adquirirem a nova Fireblade, de participarem num curso de condução ministrado pelo piloto Alex Vieira, vencedor das 8H de Suzuka e de várias edições do Bol d’Or e das 24H de Le Mans, e também vai contar com a preciosa ajuda de outros pilotos de referência.

O uso de equipamento apropriado, como fato de cabedal, capacete integral, luvas e botas é obrigatório.

Para mais informações consulte um concessionário Honda. 

Mario Sobral
    Riding my CBR is like dancing in the sky

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  11-16-2008, 12:10 9580 in reply to 9438

Re: Cursos Honda Fireblade / Alex Vieira

Ontem tive a feliz oportunidade de estar presente no Estoril, como monitor no curso da Honda para quem comprou uma CBR 1000 RR este ano até 30 de Outubro. Curiosamente, cada participante podia convidar um amigo, de moto, para participar também, pelo que houve mais marcas e modelos de motos.

Este curso seguiu de perto o já habitual em outros cursos, podendo ser considerado uma versão reduzida dos realizados pelo ActionTeam, mas com mais supresas Smile (já lá iremos).

Do leque de monitores, mais uma vez, sou o mais nabo, com o Miguel Praia, Marcos Leal, Fernando Neto, Ruca e o Vasco Salgado e serem quem de facto põe as rodas a mexer mais depressa. No entanto, esforço-me por ajudar ao máximo quem participa, a ver se compenso os segundos de desvantagem que tenho para o Praia, eheheheh Big Smile.

Para se ter uma ideia, de cerca de 50 participantes, divididos por 3 grupos, apenas uns 6 ou 7 já tinham rodado em pista. E desses, poucos eram os que de facto tinham rodado adequadamente em pista (alguns tinham participado em eventos da BMW ou numa Hora Metzeler mal esperemida. Resumindo, muitos iniciados.

O dia esteve excelente, com uma temperatura perfeita, um sol brilhante, e... nenhum vento todo o dia !!! Perfeitas condições para andar em pista !

Tudo correu pelo melhor, com 2 ou 3 quedas, mas sem consequências (tirando uma que se deveu a avaria, todos continuaram nas sessões segintes). Uma delas até já foi na gravilha. 

Depois das sessões livres, foi ainda disponibilizado aos acompanhantes dos proprietários de CBR que participaram, a possibilidade de rodarem em pista com uma CBR 1000 RR !

E no final foram sorteadas voltas à pista, à pendura num Civic Type R, conduzido um dos pilotos do nacional de velocidade (automóvel).

Um dia com muito divertimento e adrenalina ! Parabéns Honda !!!! 

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  11-17-2008, 10:38 9595 in reply to 9580

Boas,

Qual foi a tua montada durante o curso?

If you´re a petrol head, I' ve got just what you need to spark your engine

•  11-17-2008, 10:55 9596 in reply to 9595

Eu queria ter ido [:'(]

Abraços
    Carlos Frade

•  11-17-2008, 11:17 9599 in reply to 9595

micasco:

Boas,

Uhm.... Honda CBR 1000 RR Fireblade ? Big Smile 

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  11-17-2008, 13:53 9606 in reply to 9599

EXCELENTE!!!

É o que tenho a dizer! Muito obrigado à Honda pela excelente organização e pela oportunidade de rodar com a FIREBLADE durante uma sessão... que moto fantástica! Que gozo gastar deslizadores com ela hehe 

E obviamente obrigado ao meu colega Viktor pelo convite que me fez para o acompanhar neste dia na minha "velha" Hornet... que diria que se portou bastante bem! Nem foi ultrapassada muitas vezes pelos verdadeiros pilotos :P 

Agora só faltam fotos.... hehe

Abraços e até à próxima espero eu!

Hornet 600
  •  11-17-2008, 14:55 9611 in reply to 9599

mario:
    micasco:

Boas,

Uhm.... Honda CBR 1000 RR Fireblade ? Big Smile 

E que tal? Comparando com a tua 600, prós e contras?

Estou mesmo a pensar comprar uma CBR mas ainda não a certeza entre 600 ou 1000.

Continuas a pensar que uma 600 é a escolha intelegente?

•  11-17-2008, 14:56 9612 in reply to 9611

Escusado será dizer que fiz a resistência numa 600 práticamente de origem e adorei.

Mas mesmo assim.........

•  11-17-2008, 15:39 9613 in reply to 9611

micasco:

E que tal? Comparando com a tua 600, prós e contras?

Estou mesmo a pensar comprar uma CBR mas ainda não a certeza entre 600 ou 1000.

Continuas a pensar que uma 600 é a escolha intelegente?

Bom... gosto das duas cilindradas. Mas noto que piloto mais preocupado numa 1000 que numa 600. Na 600 parece que sou eu que mando, sou eu que a piloto. Puxo as rotações, tento acelerar o mais cedo possível, rodo o punho todo, e o motor grita em altas, dá-me muita pica.

Nas 1000, e talvez por ter andado muito mais de 600 (apesar de quase todos os pilotos que conheço dizerem o mesmo), acabo por adorar aquela aceleração na recta da meta, na recta interior (em cujo "cotovelo" não consigo passar de punho trancado numa 1000 como o faço numa 600), e na recta antes da curva da orelha, onde a roda da frente ganha vida própria e me sinto uma estrela de MotoGP. Mas à saída das curvas vou sempre a controlar o acelerador, o pensamento é sempre: "será que ainda posso rodar um pouco mais ?

É espectacular ver o Rossi, o Hayden e o Haga na TV, e ver o Reigoto, o Ruca e o Carreira a deixarem riscos pretos no chão com a roda de trás a patinar à saída das curvas, mas nem todos temos as suas "qualidades artísticas" em cima de uma moto. E numa 600 sinto que eu levo a moto, e numa mil sinto que ela me leva a mim.

Para mim andar em pista é um hobbie, que uso para me divertir e curtir, para me sentir um "piloto de meia tijela". Quando ando numa 1000, acresce um pouco de preocupação nas acelerações à saída das curvas, o que faz com que me divirta um pouquito menos (mas nas rectas são muito cool Wink !). Como em tudo, eu recomendaria fazeres um ano com uma 600 e depois passares para uma mil. Ganhavas experiência da pista, dos trâmbites das corridas, e depois, se decidisses mudar para uma mil, já o fazias com experiência em tudo o resto, o que te deixava com menos incógnitas na altura de entrar em pista Smile.

Abraço ! 

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  11-17-2008, 16:11 9614 in reply to 9613

mario:

É espectacular ver o Rossi, o Hayden e o Haga na TV, e ver o Reigoto, o Ruca e o Carreira a deixarem riscos pretos no chão com a roda de trás a patinar à saída das curvas,

Nem é preciso tanto. Ontem atrás do Neto e atrás do Vasco via bem o risco preto deixado no alcatrão... Lindo de se ver! Pior era mesmo era eles estarem a distanciar-se da minha Hornet, que na saida, coitada, não tinha grandes hipoteses Huh? 

Mas o que o Mário diz é verdade... um comum mortal acaba por não aproveitar o potêncial máximo da potência sem ser nas rectas e quando a moto já está mais direita. Notei isso porque com o receio de estar a experimentar a moto, acelerava sempre muito brando e não notava muito maior rapidez do que estava a fazer na minha própria moto. Isto porque tinha medo de rodar o punho... hehe A sair da vip, quando ela já estava direita, rodava punho e a frente ganhava vida! Lindo.... Fantástico experimentar a moto, mas continuo a achar que uma 600 é bem mais sensato, quer para estrada quer para pista, para um comum mortal de track days.... 

Abraço

Hornet 600
  •  11-17-2008, 16:29 9615 in reply to 9614

Eu entendo perfeitamente que numa 600 todo seja mais soft, logo mais fácil de controlar.

A única coisa que me leva a pensar numa 1000 é que quase de certeza que no próximo ano vou fazer o trofeu honda (caso este exista) e de certeza que existem menos pilotos a fazer as 1000 do que as 600, e como que neste trofeu o pontos valem euros, quantos mais pontos melhor.

Mesmo que fique em ultimo em todas as corridas (que é o mais certo)  recebo sempre mais ponto nas 1000 do que nas 600.

Já tentei encontrar uma tabela de classificação deste trofeu, mas não consegui, só para ter uma ideia dos andamentos e dos numeros de pilotos inscritos.

Ainda tenho algum tempo para pensar.

A ver vamos o que vai sair.

Só mais uma coisa Mário a 1000 era do novo modelo?

A maneabilidade em relação a 600 é muito diferente?

•  11-17-2008, 16:40 9616 in reply to 9615

Ora boas!

Uhm também deixo riscos pretos no chão? Fixe Gonx :) ahah

Também me diverti bastante neste curso da Honda. Gosto de ensinar, de sentir que estou a ser útil na aprendizagem de alguém. E também gosto de poder rodar ao meu ritmo sem problemas, e num dos turnos livres posso dizer que foi muito divertido!

Micasco, pessoalmente posso-te dizer que neste momento gosto mais de andar de 1000cc e sou também mais rápido do que numa 600cc. Mas penso que é necessária alguma experiência (alguns anos a andar de moto e alguns treinos/corridas) para tal, por isso fica ao teu critério. Mas não deixa de ser verdade o que o Mário diz, de 1000cc andamos sempre mais com o coração nas mãos. E fisicamente é mais exigente.

Em relação ao troféu, em 2008 o número de pilotos nas 600cc e nas 1000cc foi praticamente semelhante e em algumas provas houve até mais pilotos inscritos nas 1000cc, por isso também não é por aí que deverás fazer a tua escolha.

Boas curvas a todos

nE.T.o #97

•  11-17-2008, 16:57 9617 in reply to 9615

micasco:

Sim, era a nova. Em termos de maneabilidade, posso dizer que a senti tal e qual uma 600 (notei foi um pouco mais de travão motor). Mas tens de compreender que como acelera muito mais, tens de fazer mais esforço em aceleração para a levares para onde pretendes. De resto, é uma 600 com turbo. Felizmente, a CBR 1000 RR é mesmo muito suave em termos de aceleração, o que ajuda a não apanhar pequenos sustos que por vezes podem surgir em motos com picos acentuados na curva de potência.

Quanto ao Fernando Neto, outro "homem bala" do nosso panorama nacional, a verdade é que ele correu primeiro de 600 (também no troféu CBR 600 primeiro, depois com uma ZX 6, se não me engano), e se já andava bem na 600, a passagem dele para a 1000 foi feita com mais confiança de certeza (concordas Fernando?). Quando passou para as Stocksport/Prommocup 1000, já conhecia bem as pistas e todas as preparações para as provas. O Ruca correu nas Hornet 600, depois nas CBR 600, e então "migrou" para as 1000. O Reigoto também foi campeão de Supersport numa altura em que ainda nem havia classe para as 1000, por exemplo, tal como o próprio Miguel Praia que correu igualmente no troféu CBR 600.

Para começares, começa com uma 600. Aliás, não te esqueças que nem todas as provas são a seco.... Wink 

Mario Sobral

www.CBRWorld.net

www.PerformanceTotal.com

•  11-17-2008, 17:28 9618 in reply to 9617

mario:
    micasco:

Sim, era a nova. Em termos de maneabilidade, posso dizer que a senti tal e qual uma 600 (notei foi um pouco mais de travão motor). Mas tens de compreender que como acelera muito mais, tens de fazer mais esforço em aceleração para a levares para onde pretendes. De resto, é uma 600 com turbo. Felizmente, a CBR 1000 RR é mesmo muito suave em termos de aceleração, o que ajuda a não apanhar pequenos sustos que por vezes podem surgir em motos com picos acentuados na curva de potência.

Quanto ao Fernando Neto, outro "homem bala" do nosso panorama nacional, a verdade é que ele correu primeiro de 600 (também no troféu CBR 600 primeiro, depois com uma ZX 6, se não me engano), e se já andava bem na 600, a passagem dele para a 1000 foi feita com mais confiança de certeza (concordas Fernando?). Quando passou para as Stocksport/Prommocup 1000, já conhecia bem as pistas e todas as preparações para as provas. O Ruca correu nas Hornet 600, depois nas CBR 600, e então "migrou" para as 1000. O Reigoto também foi campeão de Supersport numa altura em que ainda nem havia classe para as 1000, por exemplo, tal como o próprio Miguel Praia que correu igualmente no troféu CBR 600.

Para começares, começa com uma 600. Aliás, não te esqueças que nem todas as provas são a seco.... Wink 

Pois.

Verdadeiros campeões, rendimentos que para mim nunca vão passar de uma miragem, mas ok, entendo a evolução.

Certamente será melhor mesmo começar por uma 600.

Por um lado até é melhor pois o investimento inicial é mais pequeno.

Eu não quero ser campeão em nenhuma classe apenas me quero divertir. Por isso quer seja numa 1000 quer uma 600 nunca vou andar no fio da navalha, mas claro que uma 600 é melhor para começar.

•  11-17-2008, 17:59 9620 in reply to 9616

nE.T.o #97:

Ora boas!

Deixas pois! Bem marcados.Gostei de andar aquele pouco tempo atrás de ti, deu para perceber que estás com um ritmo certo e andar bem.Eu até agradecia pelas dicas que deste, mas nem deste muitas hehe mas obrigado na mesma ;)

Quanto à discussão 600 vs 1000... eu tenho a opinião do Mário e do Neto. (daquilo que percebi) A 600cc é um passo mais razoável para começar no campeonato, até porque se depois passares para as 1000 passada uma ou duas épocas, a evolução é bem mais linear e rápida...e deves ganhar avontade que não deves ganhar com um passo directo. É a minha opinião, mas infelizmente não tenho experiência suficiente nessa área.

Abraços

Hornet 600
  •  11-17-2008, 18:20 9622 in reply to 9616

nE.T.o #97:

Ora boas!

Também me diverti bastante neste curso da Honda. Gosto de ensinar, de sentir que estou a ser útil na aprendizagem de alguém. E também gosto de poder rodar ao meu ritmo sem problemas, e num dos turnos livres posso dizer que foi muito divertido!

Micasco, pessoalmente posso-te dizer que neste momento gosto mais de andar de 1000cc e sou também mais rápido do que numa 600cc. Mas penso que é necessária alguma experiência (alguns anos a andar de moto e alguns treinos/corridas) para tal, por isso fica ao teu critério. Mas não deixa de ser verdade o que o Mário diz, de 1000cc andamos sempre mais com o coração nas mãos. E fisicamente é mais exigente.

Em relação ao troféu, em 2008 o número de pilotos nas 600cc e nas 1000cc foi praticamente semelhante e em algumas provas houve até mais pilotos inscritos nas 1000cc, por isso também não é por aí que deverás fazer a tua escolha.

Boas curvas a todos

nE.T.o #97

Por acaso não tens nenhuma classificação final, para ver o numero de piliotos e tempos por volta?

Eu já ando de mota desde os 16 anos, já tive uma 500, três 600, uma 900 e três 1000.

Não só novo, nem tenho pouca experiência em motas.

Em circuito é que sou verdinho. 1 track, 1 curso e 1 resistência.

Querer querer, queria uma 1000, gosto da sensação do "power", agora, como o Mário diz, certamente uma 600 é melhor para evoluir.

Mas obrigado, não há nada como várias experiências e pontos de vista

•  11-18-2008, 19:18 9648 in reply to 9622

Boas micasco,

Em relação aos tempos posso dizer-te que nas SS1000 / CBR, o mais rápido roda no minuto 49 e o mais lento nos 2 minutos.

Os 2 minutos são os tempo minimos que tens que fazer para te classificar. Só tens que te preocupar por agora em fazer 00:2:00 no Estoril. depois com o tempo e andamento vais baixando.

Este ano eram 11 inscritos no Trofeu CBR 1000 e 9 nas 600

Abraço

•  11-18-2008, 20:17 9650 in reply to 9648

2 minutos no estoril deduzo q seja facil para alguem com algum jeitinho..
  •  11-19-2008, 11:43 9656 in reply to 9648

TuTama:

Boas micasco,

Em relação aos tempos posso dizer-te que nas SS1000 / CBR, o mais rápido roda no minuto 49 e o mais lento nos 2 minutos.

Os 2 minutos são os tempo minimos que tens que fazer para te classificar. Só tens que te preocupar por agora em fazer 00:2:00 no Estoril. depois com o tempo e andamento vais baixando.

Este ano eram 11 inscritos no Trofeu CBR 1000 e 9 nas 600

Abraço

Na resistência que fiz o meu melhor tempo foi mesmo 2:00,678, na ultima volta da corrida.

Nunca tinha rodado com a mota antes da corrida, pelo que foi tudo novo. Penso que com algum treino consigo rodar abaixo dos 2 minutos.

Já estou a ver que com um bocado de sorte ainda apareço na Liga do Ultimos Big Smile

O mais importante para mim e o objectivo principal é diversão, por isso desde que esteja qualificado para a corrida está tudo bem.

•  11-19-2008, 19:59 9667 in reply to 9656

Boas micasco,

Se fizeste 2 minutos na ultima volta e cançado quer dizer que estas apto a começar a tua aventura no COV.

Os tempo depois vêm naturalmente, é tudo uma questão de adaptação, não só ao traçado como a moto.

Faz o campeonato, é uma experiencia que não vais esquecer, e quando se faz na desportiva tudo se torna mais simples.

Abraço

Page 1 of 3 (60 items)   1 2 3 Next >
View as RSS news feed in XML